KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

CNK Juvenil: Luís Alves é o novo líder… Rodrigo Correia também venceu em Portimão

CNK Juvenil: Luís Alves é o novo líder… Rodrigo Correia também venceu em Portimão
Races

Rodrigo Correia bateu toda a concorrência na Final 1 da segunda prova do Campeonato Nacional de Karting da categoria Juvenil, disputada no Kartódromo Internacional do Algarve (KIA), em Portimão, organizada pelo AIA Motor Clube, tendo Luís Alves e Tomás Ribeiro completado o pódio.

Na Final 2, foi Luís Alves a não dar hipóteses à concorrência e passou para a liderança do campeonato. Jesse Doorgeest – colega de equipa de Luís Alves na Red Line Motorsport – foi segundo classificado e Tomás Ribeiro voltou a encerrar as presenças no pódio.

 

Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

 

O ‘rookie’ Luís Alves (Haase) – campeão nacional da categoria Cadete em 2015 – parece estar a adaptar-se muito bem a uma nova realidade. Na primeira prova, disputada em Leiria, o piloto da Red Line Motorsport revelou boa performance e garantiu um lugar no pódio, sendo que agora, na segunda jornada, em Portimão, voltou a demonstrar um bom andamento logo nos treinos cronometrados do primeiro dia de competição (sábado) ao rubricar o melhor registo.

Na manga de qualificação, o jovem de Guimarães manteve a mesma ‘toada’ e venceu, tendo Tomás Ribeiro (Ricciardo) – que também é ‘rookie’ na categoria – alcançado um excelente segundo lugar. Mariana Machado (Praga) – campeã nacional em título – foi penalizado em 10 segundos e caiu para a nona posição, ficando condicionada para obter um bom resultado na final.

Já Rodrigo Correia (Ricciardo) foi terceiro classificado, tendo terminado bem colado a si Jesse Doorgeest (Haase) – colega de equipa de Luís Alves –, seguindo-se o estreante na categoria Duarte Pinto Coelho (Tonykart).

Por seu turno, o ‘rookie’ Guilherme de Oliveira (FA) – apesar de ter corrido com a cambota do seu motor empenada –, conseguiu garantir a sexta posição, enquanto os também estreantes na categoria, nomeadamente Tomás Caixeirinho (Zanardi) e Henrique Cruz (CRG) foram, respetivamente, os sétimo e oitavo classificados, apesar de enfrentarem também dificuldades. Mariana Machado como já mencionamos foi então a nona posição e José Barros (FA) encerrou o top-10.

André Quaresma (Energy) não alcançou um lugar de destaque conforme nos tem habituado nos anos anteriores, sendo o 11º classificado, à frente dos estreantes José Duarte, João Pinto Coelho (Tonykart), Gustavo Francisco (CRG), enquanto João Mendes (Ricciardo) foi forçado a abandonar na sexta volta, tendo pior sorte Gabriel Barros (Birel) que não completou qualquer volta.

 

Primeira vitória do ano para Rodrigo Correia… Luís Alves e Tomás Ribeiro no pódio

Na Final, Luís Alves largou da pole-postion, mas Rodrigo Correia, que partiu do terceiro posto, rapidamente alcançou a liderança para não mais a largar, festejando a sua primeira vitória esta época e para a sua equipa Cabo do Mundo Kart Team.

Luís Alves a viu a bandeira xadrez na segunda posição, mas nas duas últimas voltas esteve mais rápido, terminando com uma desvantagem de apenas 0,324s face a Rodrigo Correia.

Tomás Ribeiro continuou muito forte e assegurou, praticamente de forma tranquila, o terceiro lugar do pódio, enquanto Jesse Doorgeest resistiu às investidas de Duarte Pinto Coelho – autor da volta mais rápida – sendo os quarto e quinto classificados, respetivamente.

Guilherme de Oliveira garantiu a sexta posição, pressionado até final por Mariana Machado, seguindo-se André Quaresma, José Barros e Gustavo Francisco que encerraram o top-10.

João Mendes recuperou até à 11ª posição, terminando à frente de João Pinto Coelho, Tomás Caixeirinho, Gabriel Barros, José Duarte, enquanto Henrique Cruz abandonou a três voltas do final devido a despiste.

 

Vitória e liderança para Luís Alves… Jesse Doorgeest garante segundo lugar

No domingo, segundo dia de competição, Luís Alves voltou a ser o mais rápido nos treinos cronometrados, venceu a manga de qualificação e a Final, tendo em ambas assinado a melhor volta. Uma performance assinalável do piloto de Guimarães que é agora o novo líder da categoria Juvenil, por troca com o seu colega de equipa, o luso-holandês Jesse Doorgeest, que secundou o vimaranense quer na manga de qualificação quer na Final. Que estratégia utilizará agora a Red Line Motorsport?! Naturalmente que deverá dar total liberdade a ambos e que cada um faça o melhor.

 

Novo pódio para Tomás Ribeiro… Henrique Cruz e Mariana Machado no top-5

Tomás Ribeiro não teve dificuldade em garantir o terceiro posto na manga e na Final conseguiu assegurar igual posição, depois de impor um ritmo mais forte do que Henrique Cruz e Guilherme de Oliveira que também rodaram no terceiro posto.

Henrique Cruz – protagonista de um bom arranque desde a 8ª posição – cruzou a meta num positivo quarto lugar, resistindo às investidas de Mariana Machado que fechou o top-5, tal como havia feito na manga de qualificação, após recuperação do 8º posto.

Rodrigo Correia foi sexto classificado, depois de ter sido o 10º posicionado na manga, ultrapassando na última volta Guilherme de Oliveira, que apesar de ter rodado nas voltas iniciais na terceira posição, foi perdendo rendimento face a problemas ao nível do motor, segurando, contudo, o sétimo lugar.

Duarte Pinto Coelho que encerrou o top-5 na Final de sábado, no domingo depois de ter sido quarto classificado na manga de qualificação não teve muita sorte na final e viu a bandeira xadrez no oitavo posto, à frente de José Barros, piloto do Porto que esteve forte nos treinos cronometrados, mas que depois foi forçado a abandonar na manga. Ainda assim, boa recuperação de José Barros desde o 15º lugar.

João Mendes, ainda rodou no oitavo lugar, mas acabou por fechar o top-10, à frente de Gustavo Francisco, de Tomás Caixeirinho – que esteve na sexta posição –, de André Quaresma, João Pinto Coelho, José Duarte, tendo Gabriel Barros não completado qualquer volta.

O Campeonato Nacional de Karting regressa nos dias 17 e 18 de setembro na pista do Bombarral, com a organização a cargo da ACDME, mas em julho, nos dias 23 e 24, realiza-se a prestigiada e mediática Taça de Portugal, no circuito de Viana do Castelo, sob a organização do Sport Clube do Porto.

OKKART srl © COPYRIGHT 2016 | P.IVA 02629390598 | PRIVACY POLICY