KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

RMCGF 2015: Pinto, Leitão, Borlido e Moura garantem presença na grande Final

RMCGF 2015: Pinto, Leitão, Borlido e Moura garantem presença na grande Final
Races

As Rotax Max Challenge Grands Finals – vulgo Finais Mundiais Rotax – que estão a ser disputadas desde terça-feira no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, prosseguiram hoje com as últimas mangas de qualificação e as corridas de repescagem.

Pedro Pinto e Eduardo Leitão garantiram o apuramento direto para a Final da categoria DD2 e Bruno Borlido também assegurou a presença na Final da categoria Sénior Max, bem como Miguel Moura para a Final da categoria DD2 Master, estando agendadas para amanhã à tarde, mas antes, de manhã, disputam-se as pré-finais para se definirem as grelhas de partida. Mariano Pires – sempre com azar – não logrou obter o apuramento para a Final da categoria Júnior, assim como António Bravo Lima que não teve a sorte do seu lado na categoria DD2 Master.


Pedro Pinto obteve ontem um quinto e depois um segundo lugar (após penalização dos dois primeiros classificados) e hoje voltou a estar forte, tendo rodado na segunda posição, acabando depois por cruzar a meta no sexto posto. Com estes resultados, o piloto do Porto – que está a participar pela primeira vez numa Final Mundial e a correr pela primeira vez na categoria DD2, cujos karts estão equipados com caixa de velocidades e os chassis Birel Art são obrigatórios para todo o pelotão (72) – qualificou-se com distinção para a Final, mas antes vai disputar a pré-final, da qual vai largar da 6ª posição, saindo da pole-position o húngaro Ferenc Kancsar, campeão europeu em título.

Eduardo Leitão garantiu hoje um 13º lugar, debatendo-se para além de um problema mecânico na volta de lançamento, com um incidente (ver foto em baixo) que o levou novamente a sair de pista, mas ainda conseguiu recuperar várias posições para assegurar o apuramento direto para a Final. O piloto de Lisboa vai arrancar da 19ª posição na pré-final que ditará a grelha de partida para a corrida decisiva que será disputada por 34 pilotos.

A título de curiosidade, Rubens Barrichello também vai disputar a Final, obtendo a qualificação através da corrida de repescagem, na qual foi terceiro classificado, pelo que amanhã vai partir da 31ª posição na pré-final.


Bruno Borlido vai largar da 9º posição na pré-final da Sénior Max

Bruno Borlido, vice-campeão do mundo em título e único representante português na categoria Sénior Max – cujos chassis Sodi são obrigatórios para os 72 participantes –, garantiu hoje um terceiro lugar e face às 6ª e 8ª posições alcançadas ontem, assegurou a presença na Final, tendo antes de disputar a pré-final, da qual irá partir do nono lugar, enquanto o turco Berkay sai da pole-position. Corrida ditará a grelha de partida para a Final, reservada a 34 pilotos.


Miguel Moura não baixou os braços e vai defender Portugal entre os Masters

Na categoria DD2 Master – destinada a pilotos com idade igual ou superior a 32 anos –, cujos chassis Sodi são obrigatórios para todo o pelotão (72), Miguel Moura foi hoje 8º classificado na terceira manga, pelo que face aos azares que teve ontem, foi obrigado a disputar a corrida de repescagem. Nesta, frente a 33 adversários, o piloto de Esposende impôs-se um ritmo forte e terminou na segunda posição, atrás do japonês Tomokazu Kawase, com quem discutiu a vitória. Com este resultado, Miguel Moura passou à Final e vai largar da 30ª posição na pré-final, na qual estará o sul-africano Michael Stephen na pole-position.


Mariano Pires e António Bravo Lima com pouca sorte

Mariano Pires voltou hoje a não ter sorte. Na derradeira manga, um toque fez com que o escape do seu kart ficasse soltou e acabou por ser excluído, não conseguindo sequer ter a hipótese de tentar a qualificação para a Final através da corrida de repescagem. Um desfecho inglório, pois mostrou estar rápido, mas não escapou a vários incidentes.

António Bravo Lima também enfrentou hoje mais contrariedades e não conseguiu o apuramento para a Final da categoria DD2 Masters, mas mostrou-se desde o início muito satisfeito por ter disputado o seu primeiro ‘Mundial Rotax’.


Texto Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy