KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

RMCGF 2015: Pinto, Leitão e Borlido bem encaminhados para as Finais da DD2 e Max

RMCGF 2015: Pinto, Leitão e Borlido bem encaminhados para as Finais da DD2 e Max
Races

Amanhã, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, disputam-se as últimas mangas de qualificação e as corridas de repescagem, enquanto no sábado de manhã realizam-se as pré-finais e à tarde as Finais, estando bem encaminhados para estas Pedro Pinto e Eduardo Leitão na categoria DD2 e Bruno Borlido na categoria Max. Mariano Pires não teve hoje a sorte do seu lado na Júnior, bem como António Bravo Lima na DD2 Master. Azar teve igualmente Miguel Moura, mas ainda foi 13º numa manga. Contudo, também estes três portugueses estarão amanhã na luta por um lugar na Final.

 

Pedro Pinto – que está a participar pela primeira vez numa Final Mundial e a correr pela primeira vez na categoria DD2, cujos karts estão equipados com caixa de velocidades e os chassis Birel Art são obrigatórios para todo o pelotão (72) –, estabeleceu ontem a 9º melhor marca da sua série e a 20ª da geral com o tempo de 59,212s, tendo o mais rápido sido o húngaro Ferenc Kancsar, campeão europeu em título.

Hoje, o piloto do Porto mostrou um andamento ainda mais forte e garantiu um quinto e depois um quarto lugar nas mangas de qualificação, tendo amanhã de disputar mais uma, pelo que tem praticamente o apuramento direto assegurado para a Final que será disputada por 36 pilotos.

Eduardo Leitão, que ontem debateu-se com algumas contrariedades e foi 16º classificado da sua série e 36º da geral com o registo de 59,327s, hoje foi 19º classificado na primeira manga, apesar de ainda ter tido uma saída de pista. Na segunda garantiu um 7º lugar, pelo que amanhã, em circunstâncias normais, deverá igualmente obter a qualificação direta para a Final.

Rubens Barrichello foi forçado a abandonar numa manga devido a toque e na outra foi 13º classificado, queixando-se no final do seu kart estar um pouco danificado devido ao incidente da contenda inaugural.

O húngaro Ferenc Kancsar – campeão europeu em título – continua muito forte e hoje venceu as duas mangas que disputou, tendo nas restantes triunfado o polaco Luckasz Bartoszuk e o alemão Luca Kamali.


Bruno Borlido continua com problemas de motor… mas não baixa os braços

Bruno Borlido, vice-campeão do mundo em título e único representante português na categoria Max Sénior – cujos chassis Sodi são obrigatórios para os 72 participantes –, rubricou ontem a 6ª melhor marca da sua série e a 10ª da geral com o tempo de 1m00,553s, ficando a 0,231s do turco Berkay Besler, o mais rápido com o registo de 1m00,302s.

Contudo, o piloto de Viana do Castelo disputou os ´cronos’ sem saber em que condições estava o seu motor, já que o havia trocado após a última sessão de treinos livres, ao sentir que não estava performante.

Hoje, Bruno Borlido assegurou que o propulsor ainda não está devidamente colaborante, conseguindo, no entanto, um 6º e depois um 8º lugar, mas ainda rodou na segunda posição. Amanhã, vai disputar a terceira manga e também não deverá ter dificuldade em garantir a qualificação para a Final.

O turco Berkay Besler, o holandês Luc Willemse, o italiano Alex Alex e o britânico Edward Brand venceram uma manga cada.


Mariano Pires sem sorte na Júnior… mas amanhã é outro dia

Parece um filme antes visto. Rapidez não lhe falta… mas azar também não, tal como aconteceu no ano passado em Valência.

Mariano Pires, que esteve em 2014 em Espanha a disputar a categoria Max Júnior e este ano volta a ser o único representante luso na classe em que os chassis Praga são obrigatórios para todos, foi ontem o 12º mais rápido nos treinos cronometrados. Hoje, na primeira manga de qualificação, o piloto de Ponte de Lima não teve como evitar uma saída de pista, para não chocar com um adversário que seguia à sua frente. Resultado: acabou por terminar no 32º posto. Na segunda manga, Mariano Pires, após largar da 6ª posição, viu-se envolvido num incidente logo na primeira curva e caiu para os últimos lugares, fazendo depois uma boa recuperação até ao 17º lugar. Amanhã, o jovem minhoto ainda vai disputar mais uma manga de qualificação e tem legítimas aspirações para se qualificar para a Final, podendo, no pior dos cenários, apurar-se atrás da corrida de repescagem.

O britânico Thomas Harrison venceu duas mangas, o finlandês Roope Ropanen uma e o francês Florin Venturi outra.


Bravo Lima e Moura com azar nos Masters mas a luta por um lugar na Final continua

Na categoria DD2 Master – destinada a pilotos com idade igual ou superior a 32 anos –, cujos chassis Sodi são obrigatórios para todo o pelotão (72), Miguel Moura, que ontem foi o 9º mais rápido da sua série nos treinos cronometrados e 13º da geral com a marca de 59,567s, ficando a apenas 0,310s do norte-americano Derek Wang, hoje viu a caixa de velocidades partir-se na volta de lançamento da primeira manga, sendo, obviamente, forçado a abandonar. Já na segunda, o piloto de Esposende, após ter trocado de motor, apesar de largar da 7ª posição, não conseguiu impor o seu ritmo, queixando de um propulsor sem rodagem, mas ainda terminou na 13ª posição. Amanhã, Miguel Moura ainda vai disputar mais uma manga de qualificação e, tal como Mariano Pires, tem legitimidade para alcançar uma lugar na Final, mesmo que seja através da corrida de repescagem.

António Bravo Lima – que faz este ano a sua estreia numa Final Mundial – problemas de motor não lhe permitiram obter ontem uma boa marca nos treinos cronometrados e hoje o azar continuou a persegui-lo sendo 33º na primeira manga, devido a um toque. Na segunda, o piloto da Póvoa de Varzim continuou com a ‘malapata’, dado que foi forçado a abandonar à passagem da terceira volta, ao ser novamente ‘albaroado’. A ver vamos se amanhã António Bravo Lima tem melhor sorte… pois pior deve ser impossível.

O finlandês Antti Ollikainen, o brasileiro Fernando Guzzi, o sul-africano Michael Stephen e o japonês Tomokazu Kawase venceram uma manga cada.


Texto Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

OKKART srl © COPYRIGHT 2016 | P.IVA 02629390598 | PRIVACY POLICY