KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

André Quaresma garante pela segunda vez a Taça de Portugal ao triunfar a Juvenil

André Quaresma garante pela segunda vez a Taça de Portugal ao triunfar a Juvenil
Races

André Quaresma venceu a Taça de Portugal da categoria Cadete em 2014 e este ano voltou a repetir o êxito, mas na categoria Juvenil. Na prova disputada no Kartódromo de Leiria, com a organização a cargo do Núcleo de Desportos Motorizados local (NDML), Rúben Silva esteve sempre forte até à Final, mas terminou na segunda posição, tendo o estreante e surpreendente Guilherme de Oliveira completado o pódio. Tomás Ribeiro, igualmente ‘rookie’, liderou as primeiras quatro voltas da Final, mas foi quarto classificado, enquanto Rodrigo Correia que rodou constantemente na segunda posição, na Final, um toque provocou-lhe problemas mecânicos e acabou por fechar o top-5.

 

Rúben Silva (Kosmic) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com a marca de 1m00,493s e venceu a primeira manga de qualificação – sendo o autor da melhor volta em 1m02,319s –, depois de Rodrigo Correia (Birel) ter liderado as primeiras 8 das 12 voltas ao traçado leiriense. Rodrigo Correia garantiu o segundo lugar, à frente de Jesse Doorgeest (Haase), André Quaresma (Energy), Tomás Ribeiro (Ricciardo) – que faz a sua estreia na categoria –, Rodrigo Leitão (Tonykart), Guilherme de Oliveira (FA) – outro estreante – e de Manuel Soares (Birel), respetivamente.

Rúben Silva voltou a impor-se na segunda corrida de qualificação e Rodrigo Correia foi novamente segundo classificado, à frente de André Quaresma, tendo terminando imediatamente a seguir Guilherme de Oliveira – o mais rápido com o registo de 53,288s – no quarto posto, enquanto Tomás Ribeiro fechou o top-5. Rodrigo Leitão não conseguiu impor o seu andamento e foi sexto classificado, tendo Manuel Soares e Jesse Doorgeest pior sorte ao serem forçados a abandonar nas voltas iniciais.

Na Final, Rúben Silva partiu da pole-position, mas Tomás Ribeiro arrancou muito bem e assumiu a liderança nas primeiras voltas, tendo atrás de si Rodrigo Correia, piloto que sofreu um toque e depois com problemas no seu kart acabou por cair em algumas posições.

Mas quarta volta Rúben Silva passou para o comando e André Quaresma manteve-se no seu encalce, para na volta seguinte assumir a liderança. Até final, ainda trocaram de posições, mas na última volta André Quaresma assumiu em definitivo a frente da corrida conquistou a Taça de Portugal pela segunda vez consecutiva, tendo no ano passado conseguido igual proeza na categoria Cadete.

Rúben Silva foi um honroso segundo classificado e quem completou o pódio, a 0,089s do piloto de Faia-Sernancelhe, foi o surpreendente Guilherme de Oliveira, dado que nunca tinha disputado a categoria Juvenil, tendo novamente assinado a volta mais rápida, desta vez em 53,470s.

Tomás Ribeiro, que fez a sua primeira prova na Juvenil depois de este ano se ter estreado a competir na Cadete, foi quarto classificado, não tendo ficando muito satisfeito com o resultado, dado que liderou durante as primeiras quatro voltas. Mas o piloto de Fafe tem motivos de sobra para se orgulhar da sua prestação ao longo do fim de semana, no qual também foi o segundo mais rápido nos treinos cronometrados.

Pior sorte, como já referimos, teve Rodrigo Correia, que terminou no quinto posto depois de ter sofrido um toque que lhe provocou problemas mecânicos, mas foi um dos principais protagonistas do fim de semana ao rodar sempre na segunda posição.

Jesse Doorgeest foi sexto classificado mas esteve muito forte, enquanto na sétima posição terminou Rodrigo Leitão que não rodou ao nível a que nos tem habituado. Manuel Soares também debateu-se com alguns problemas e concluiu a prova na oitava posição.


Todas as classificações da prova em http://www.mylaps.com/en/events/1217522


Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

OKKART srl © COPYRIGHT 2016 | P.IVA 02629390598 | PRIVACY POLICY