KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Taça de Portugal com primeiro dia à chuva... mas animada no Kartódromo de Leiria

Taça de Portugal com primeiro dia à chuva... mas animada no Kartódromo de Leiria
Races

A edição 2015 da Taça de Portugal de Karting está a ser disputada por 73 pilotos, no Kartódromo de Leiria, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados local (NDML). Hoje, com chuva, realizaram-se os treinos cronometrados e as primeiras corridas de qualificação nas diferentes categorias, estando as segundas agendadas para amanhã de manhã. As Finais – cujas grelhas de partida resultam da soma das classificações obtidas nas duas qualificações – disputam-se a partir das 14h05, estando a cerimónia de entrega de prémios marcada para as 16h45.


Henrique Chaves (Zanardi) foi o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria X30 Shifter – na foto em cima – percorrendo os 1006 metros em 51,402s, enquanto César Campaniço (CRG) – que regressa este fim de semana ao Karting, precisamente à pista onde há 20 anos conquistou um título de campeão nacional – estabeleceu o melhor ‘crono’ (52,549s) na categoria X30 Shifter Master, destinada a pilotos com idade igual ou superior a 32 anos.


Vitória de Henrique Chaves na X30 Shifter e de César Campaniço nos Masters

Henrique Chaves venceu a primeira corrida de qualificação e Yohan Sousa (Zanardi) garantiu o segundo lugar, tendo Rui Carneiro (Zanardi) assegurado a terceira posição, enquanto Manuel Falcão (Tonykart) e Yannick Kemp (Tonykart) foram os quarto e quinto classificados, respetivamente. Tiago Teixeira (Sodi) viu a bandeira xadrez no sexto lugar, à frente de Lucas Araújo (DR), de Miguel Ramos (Birel), de Hugo Marreiros (DR) e de César Campaniço (CRG) que fechou o top-10 e venceu entre os Masters. Luís Silva (Zanardi) não mostrou o andamento que nos tem habituado e terminou na 11ª posição, à frente Rui Pinheiro (Jesolo).

Adelino Sequeira (Praga) garantiu o segundo lugar entre os Masters e Telmo Oliveira (DR) assegurou a terceira posição. Frederico Castro (Maranello) foi quarto classificado e Rui Bastos (Birel) encerrou o top-5, terminando nas posições seguintes Ilídio Fernandes (RK) e António Bravo Lima (Praga). Vítor Mendes (Ricciardo) falhou a travagem logo na primeira volta e não evitou o toque no kart de Ana Rita Teixeira (Energy) – que está de regresso ao Karting –, sendo os dois forçados a abandonar.


Andriy Pits está mais forte na categoria X30

Na categoria X30, a melhor volta nos treinos cronometrados foi rubricada por Andriy Pits (Zanardi), em 52,782s, tendo o piloto de Leiria ganho a primeira manga de qualificação, na qual Diogo Pinto (FA) e João Amaral (FA) foram os segundo e terceiro classificados, respetivamente, tendo Diogo Silva (Tonykart) terminado na quarta posição e Luciano Carvalho (Tonykart) sido o quinto posicionado. Luís Duarte (FA) cruzou a meta no sexto posto, à frente de Rui Lima (Praga), de João Serrão (Tonykart), de Nuno Branco (Tonykart) e de Daniela Bastos (Topkart), enquanto João Ferreira não largou.


Mariano Pires na frente da categoria Júnior

Mariano Pires (Formula K) foi mais rápido nos treinos cronometrados da categoria Júnior, com a marca de 53,685s, e venceu primeira manga de qualificação, seguindo-se Bruno Ponte (Zanardi) e Rodrigo Ferreira (Praga) nas segunda e terceira posições, enquanto Simão Ventura (Zanardi) e José Neves (Zanardi) encerraram o top-5, respetivamente. Gonçalo Coutinho (FA) foi sexto classificado, à frente de Tomás Apolónia (Zanardi), de Pedro Silva (Tonykart), de Alexandre Areia (Parga) e de Gonçalo Branco (Zanardi) que completaram o top-10. Melle Ouwens (Haase) e Gonçalo Simão (Maranello) foram os 11º e 12º classificados, respetivamente.


Rúben Silva em vantagem na categoria Juvenil

Na categoria Juvenil, Rúben Silva (Kosmic) foi o mais rápido nos cronos com a marca de 1m00,493s e venceu a primeira manga de qualificação, depois de Rodrigo Correia (Birel) ter liderado as primeiras 8 das 12 voltas ao traçado leiriense. Rodrigo Correia garantiu o segundo lugar, à frente de Jesse Doorgeest (Haase), André Quaresma (Energy), Tomás Ribeiro (Ricciardo) – que faz a sua estreia na categoria –, Rodrigo Leitão (Tonykart), Guilherme Alves (FA) e de Manuel Soares (Birel), respetivamente.


Henrique Cruz mais rápido nos ‘cronos’ da Cadete… Luís Alves impõe-se na corrida

Henrique Cruz (Energy) estabeleceu o melhor tempo da categoria Cadete em 1m08,117s e na primeira corrida de qualificação cruzou a meta no sétimo lugar, numa contenda em que se impôs Luís Alves (Haase), seguindo-se Rafael Rêgo (Energy), Tomás Caixeirinho (Zanardi), Lourenço Marques (DR), Rodrigo Testa (DR) e Adrian Malheiro (CRG). Tomás Martins (DR), Iván Domingues (Madcroc) e Miguel couteiro (DR) fecharam, por esta ordem, o top-10. Matilde Ferreira (DR), Mateus Cabrelli (Maranello) – que faz a sua estreia na categoria –, José Pinheiro (Ricciardo), Marta Castro (Maranello), Guilherme Alves (Energy) e Diogo Castro, que também corre pela primeira vez na Cadete, terminaram nas posições seguintes, respetivamente.


Manuel dos Santos está a dominar a categoria Iniciação

Na categoria Iniciação, em que todos os pilotos correm com chassis Birel e motores Honda, Manuel dos Santos (Birel) foi o mais rápido com o registo de 1m27,421s e venceu a primeira corrida de qualificação. Bruno Abreu garantiu o segundo lugar e João Gouveia a terceira posição, à frente de Tiago Lima, Rodrigo Fernandes e Maria Germano, respetivamente.


Texto Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

OKKART srl © COPYRIGHT 2016 | P.IVA 02629390598 | PRIVACY POLICY