KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Diogo Pinto na Sénior e Henrique Chaves na Shifter vencem mangas em Le Mans

Diogo Pinto na Sénior e Henrique Chaves na Shifter vencem mangas em Le Mans
Races

A Final Internacional Iame 2015 que está a decorrer no circuito francês de Le Mans prosseguiu hoje com a realização de algumas mangas de qualificação, estando as restantes reservadas para amanhã, enquanto no domingo serão disputadas as pré-finais e finais. Diogo Pinto na categoria X30 Sénior e Henrique Chaves na categoria X30 Super Shifter destacaram da melhor forma as cores nacionais ao vencerem uma manga de qualificação. Yohan Sousa, que também está a disputar a categoria X30 Super Shifter, obteve hoje um positivo terceiro lugar. Uma baixa na delegação portuguesa: Ricardo Borges fraturou um dedo da mão direita, depois de um piloto mais 'afoito' ter subido pelo seu kart.  


Em Le Mans, a tarefa não está a ser fácil para os 11 portugueses que estão a disputar a Final Internacional Iame 2015. Entre várias contrariedades, a chuva apareceu e obrigou a trabalho redobrados para pilotos e equipas.

A competir na categoria X30 Sénior, com 123 pilotos, Diogo Pinto (FA) é, para já, o piloto português mais bem posicionado, dado que venceu uma manga de qualificação e foi sétimo noutra, na qual assinou a volta mais rápida. Andriy Pits (Zanardi) - campeão nacional em título e também em Espanha - garantiu um 11º lugar e depois sofreu um toque na segunda manga, caindo para a 29ª posição, tendo na terceira (Pinto só realizou hoje duas mangas) não tido igualmente sorte ao ver-se envolvido num incidente, tendo o Colégio de Comissários entendido excluir o piloto de Leiria da manga! Maior infortúnio teve Ricardo Borges (Sodi), já que depois de ser 22º classificado na primeira manga, na seguinte, numa altura em que rodava na 12ª posição, um piloto mais ‘afoito’ subiu até ao volante do seu kart e fraturou-lhe um dedo da mão direita, colocando assim um ponto final na prova do piloto da Maia. Ricardo Borges foi este ano vice-campeão nacional da categoria X30 e era um dos candidatos à vitória na Taça de Portugal, agendada para o próximo fim de semana, para o Kartódromo dos Milagres, em Leria.


Miguel Ramos de Le Mans a Paris… para regressar às corridas em Le Mans

Na categoria X30 Super Shifter, que está a ser disputada por 35 pilotos, Henrique Chaves (Zanardi) venceu uma manga, mas noutra foi forçado a abandonar após a segunda volta com problemas no seu kart, devido a um acidente que não teve como evitar, logo após a partida, envolvendo também o seu compatriota Miguel Ramos (Birel Art). O piloto da Póvoa de Varzim ficou com o chassis totalmente danificado e não alinhou na segunda manga, tendo ‘seguido imediatamente’ para Paris – que fica a cerca de 200 quilómetros de Le Mans – para tentar arranjar um novo chassis e assim poder correr amanhã.

Yohan Sousa (Zanardi) garantiu um positivo terceiro lugar na primeira manga, mas na segunda, logo na primeira curva, um toque fez com que não evitasse um pião e caiu para os últimos lugares. O piloto português ainda conseguiu prosseguir a corrida e foi 22º classificado.

Rui Carneiro (Zanardi) foi 12º e depois 17º classificado, enquanto Tiago Teixeira (Sodi) continua com problemas mecânicos e obteve um 19º e um 24º lugares, esperando amanhã ver resolvidas todas as contrariedades que o têm afetado.


Juniores portugueses estão sem sorte...

Na categoria X30 Júnior, que conta com 98 participantes, a prova de Le Mans não está a ser fácil para os portugueses. Simão Ventura (Zanardi) garantiu um 16º lugar e depois terminou na 28ª posição, debatendo-se com alguns problemas. Os restantes portugueses juniores – que hoje disputaram mais uma manga do que o piloto de Mira – não tiveram a sorte do lado deles. Guilherme Gusmão (Topkart) obteve um 29º, um 27º e depois um 26º lugares não escapando também a algumas confusões que o impediram de rodar mais à frente, enquanto Bruno Ponte - campeão nacional em título - foi logo forçado a abandonar na primeira manga, após um toque de um adversário que lhe deixou o chassis totalmente danificado (ver imagem em baixo). Na segunda manga, o piloto do Funchal ainda recuperou até ao 20º lugar depois de ter sido obrigado a largar da 33ª posição e na terceira manga, quando já rodava no 16º posto, acabou por ser sofrer um toque que o relegou em definitivo para o 29º lugar.

Amanhã, entre as 10h00 e as 18h00, disputar-se-ão as restantes mangas de qualificação e espera-se que o azar que tantos portugueses tiveram hoje não se repita amanhã. A ver vamos…


Filipe Cairrão
Fotos Vroom Portugal/AR e VVL Sport Image

OKKART srl © COPYRIGHT 2016 | P.IVA 02629390598 | PRIVACY POLICY