KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Luís Alves domina última prova e sagra-se Campeão Nacional da categoria Cadete

Luís Alves domina última prova e sagra-se Campeão Nacional da categoria Cadete
Races

Luís Alves, aos comandos de um kart equipado com chassis Haase, dominou por completo a quinta e última prova do Troféu António Dinis – categoria Cadete, integrada no Campeonato Nacional de Karting, disputada no KIRO-Kartódromo do Oeste, no Bombarral, com a organização a cargo da ACDME. Com esta performance, o piloto de Guimarães sagrou-se agora Campeão Nacional Cadete, numa prova em que Henrique Cruz (Energy) e Rodrigo Testa (DR) foram os outros pilotos a marcar presença no pódio.


Rafael Rêgo (Energy) tinha uma vantagem pontual significativa para Luís Alves à partida para a derradeira jornada, mas a ronda do Bombarral não lhe correu da melhor forma e acabou por ser segundo classificado na competição.

Rodrigo Testa (DR) voltou a estar em evidência na categoria mais concorrida do ‘Nacional de Karting’, ao ser o mais rápido nos treinos cronometrados, mas depois foi Luís Alves a ditar a lei nas mangas de qualificação.

Quer na Final 1 quer na Final 2, o piloto da Red Line Motorsport voltou a estar muito forte e bateu toda a concorrência, assinando em ambas, tal como nas mangas de qualificação, a volta mais rápida. Com esta prestação, Luís Alves carimbou o título de campeão nacional ao volante de um kart equipado com chassis Hasse, sendo que os motores Iame são obrigatórios para todos.


Henrique Cruz e Rodrigo Testa no pódio   

Henrique Cruz (Energy) mostrou um andamento muito forte e foi segundo classificado na Final 1, à frente de Rodrigo Testa (DR), Tomás Martins (DR), pilotos que também rodaram na segunda posição, mas que acabaram nos terceiro e quarto lugares, respetivamente.

Mário Borges (Topkart) levou a melhor na luta pelo quinto lugar, mas não foi nada fácil para o piloto da Maia, já que Lourenço Marques (DR), Duarte Ferreira (Zanardi), Tomás Caixeirinho (Zanardi), Tomás Ribeiro (Ricciardo) e Duarte Pinto-Coelho (Tonykart) – que completaram, por esta ordem, o top-10 – estiveram sempre muito fortes e com legítimas aspirações para terminarem nos lugares da frente.

Iván Domingues (Mad-Croc), que faz este ano a sua estreia no Karting, continua a mostrar evolução e foi o 11º classificado, à frente de João Pinto-Coelho (Birel), Guilherme Alves (Energy), Miguel Couteiro (Zanardi), Marta Castro (Birel) – 1ª classificada na classe feminina –, Frederico Pinto-Coelho (Birel), Matilde Ferreira (CRG), Rafael Rêgo (Energy) – que foi forçado a trocar de chassis e penalizado em 20 segundos – e de José Pinheiro, tendo este lote de pilotos enfrentado várias dificuldades.


Tal como Tomás Martins e Mário Borges… Duarte Coelho e Tomás Caixeirinho no top-5

Na Final 2 – atribulada após a partida que obrigou ao abandono de Tomás Martins, Iván Domingues e José Pinheiro –, Luís Alves voltou a despedir-se da concorrência e desta vez foi Rodrigo Testa a garantir o segundo lugar e Henrique Cruz a completar o pódio, com Duarte Pinto-Coelho a terminar imediatamente a seguir e Tomás Caixeirinho a fechar o top-5.

Muita luta pelas posições seguintes e foi Tomás Ribeiro a levar a melhor, tendo Lourenço Marques, Duarte Ferreira, João Pinto-Coelho e Guilherme Alves a encerrar, respetivamente, o top-10.

Mário Borges também rodou na sexta posição, mas terminou no 11º lugar, à frente de Frederico Pinto-Coelho, Matilde Ferreira – 1ª na classe feminina –, Rafael Rêgo, José Pinheiro e Marta Castro. Nota para a estreia de Pedro Mendes (Energy), mas não teve durante particamente todo o fim de semana a sorte do seu lado, começando logo por na primeira manga de qualificação sido forçado a abandonar após incidente na partida.


O tão ambicionado top-10 da categoria Cadete em 2015

Entre 26 classificados no campeonato, Luís Alves sagrou-se campeão nacional da categoria Cadete, Rafael Rêgo garantiu a segunda posição e Tomás Caixeirinho o terceiro lugar. Mário Borges foi um honroso quarto classificado, à frente de Rodrigo Testa. Sexto lugar – com margem mínima face a Rodrigo Testa – a ficar na posse de Henrique Cruz, seguindo-se Lourenço Marques, Duarte Pinto-Coelho, Duarte Ferreira e Tomás Ribeiro, estreante em competição. Matilde Ferreira venceu a classe feminina e Marta Castro, que fez a sua estreia este ano no Karting, foi segunda classificada.

Nota para Tomás Martins que esteve sempre muito combativo, mas enfrentou algumas dificuldades ao longo da época, enquanto os restantes posicionados ora estrearam-se esta temporada no Karting ora transitaram da categoria Iniciação e continuam a sua evolução, como são os casos de Miguel Couteiro, Frederico Pinto Coelho, José Pinheiro. Mas há que contar com eles para 2016!


Todos as classificações da prova em http://www.mylaps.com/en/events/1204532


Texto Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy