KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Cores nacionais em destaque na terceira prova do Campeonato de Espanha em Chiva

Cores nacionais em destaque na terceira prova do Campeonato de Espanha em Chiva
Races

Os seis portugueses que estão a disputar a terceira jornada do Campeonato de Espanha, no Kartódromo Internacional Lucas Guerrero, em Chiva, perto de Valência, tiveram hoje sortes distintas. Ainda assim, as cores nacionais estiveram bem evidência nos lugares da frente, sobretudo pelas performances de Andriy Pits na categoria Sénior e de Henrique Chaves na Sénior-KZ. Pits – líder entre os seniores – vai largar amanhã da segunda posição para a Final 1 e Chaves – que é segundo classificado na classe dos karts equipados com caixa de velocidades – vai partir do quarto lugar.     


Na categoria Sénior, Andriy Pits, com um kart equipado com chassis Zanardi – motores Parilla e pneus Vega obrigatórios para todos, à exceção da categoria Sénior-KZ2 em que o motor é de escolha livre –, não iniciou a prova espanhola da melhor forma, já que rubricou o 8º melhor tempo (56,890s) entre os 22 adversários. Contudo, na primeira manga de qualificação, o piloto do Team FCK Motorsport assumiu a liderança à passagem da segunda volta e não mais a largou, carimbando mais uma vitória no país vizinho.

Eduardo García (FA), principal adversário do piloto leiriense, que ocupa o segundo lugar no campeonato em igualdade pontual (165) com Pits, foi o mais rápido nos treinos cronometrados (56,556s), mas após a largada da primeira manga o piloto catalão caiu para a 13ª posição, conseguindo, no entanto, ainda recuperar até ao sexto posto e rubricar a volta mais rápida.

Na segunda manga, García bateu toda a concorrência e Pits terminou no quinto lugar, sendo, desta vez, o piloto português o autor da volta mais rápida (56,890s).

Face ao somatório dos resultados nas duas mangas, Guillermo Russo (Mad-Croc), com dois segundo lugares, garantiu a pole-position para a Final 1 agendada para amanhã e a seu lado vai ter o português Andriy Pits. Eduardo García vai sair da terceira posição e do quarto posto Miguel Noval (Kosmic).


Henrique Chaves vai largar da segunda linha na Final 1 da Sénior-KZ2      

Henrique Chaves (Zanardi/TM) está na segunda posição do campeonato da categoria Sénior-KZ2, com menos 15 pontos do que Jorge Pescador (Praga/TM). O valenciano dominou hoje todos os acontecimentos: rubricou a melhor marca nos ‘cronos’ (53,970s) – sendo o único a rodar abaixo do segundo 54 –, venceu as duas mangas de qualificação, bem como assinou a volta mais rápida em ambas, pelo que amanhã vai largar da pole-position na Final 1.

O piloto de Torres Vedras foi o quinto mais rápido nos ‘cronos’ e na primeira manga cruzou a meta na terceira posição e na segunda no sexto lugar, com a segunda volta mais rápida. Com este desempenho, o piloto do Team FCK Motorsport vai arrancar amanhã do quarto lugar para a Final 1, atrás Pedro Hiltbrand (CRG/Modena) e de Gerard Cebrian (Maranello/TM), que garantiram as segunda e terceira posições, respetivamente.

Rui Carneiro (Zanardi/TM) – colega de equipa de Chaves – não teve muita sorte nos treinos cronometrados e ficou algo condicionado para as mangas de qualificação, sendo 14º e depois 13º classificado, pelo que amanhã o piloto de Vila do Conde vai largar do 13º posto para a Final 1.

Oriol Dalmau (Parolin/TM) – líder do Rotax Max Challenge em Portugal – está a ter uma boa estreia na categoria Sénior-KZ2, já que nos ‘cronos’ foi o quarto mais rápido, na primeira manga foi 9º e na segunda 4º classificado, pelo que vai arrancar da sexta posição na Final 1.


Simão Ventura e Tiago Apolónia na categoria Júnior

Na categoria Júnior, Lluc Ibañez (Kosmic) também está a dominar a terceira jornada do Campeonato de Espanha, tendo sido o mais rápido nos ‘cronos’ e ganho as duas mangas de qualificação, enquanto o líder Eliseo Martínez vai partir do quinto lugar.  

Tomás Apolónia (Zanardi) – que está de regresso ao Karting quase dois depois –, estabeleceu a 11ª melhor marca e na primeira manga de qualificação, quando rodava no 14º lugar e com a 7ª volta mais rápida entre os 25 adversários, caiu em definitivo para a 24ª posição, devido a toque de um concorrente. Na segunda manga, o piloto do Algarve ainda rodou no sétimo posto, mas viria a terminar no 16º lugar, pelo que amanhã vai partir e ter de recuperar posições desde o 21º lugar.   

Simão Ventura (Zanardi) – que completa precisamente hoje 14 primaveras e desde já os parabéns da Vroom – foi o 17º mais rápido nos ‘cronos’, na primeira manga terminou no 15º lugar e na segunda na 14ª posição, resultados que levarão o colega de equipa de Tomás Apolónia no Team FCK Motorsport a partir do 15º posto amanhã para a Final 1. Estes resultados não espelham contudo a evolução que o piloto de Mira está a ter, dado que na jornada anterior, disputada em Zuera, largou do 30º lugar e viu a bandeira xadrez na 9º posição! Amanhã, quer Ventura quer Apolónia certamente que continuarão empenhados na obtenção de bons resultados nas Finais.


Iván Domingues prossegue evolução na categoria Alevín

Na categoria Alevín – equivalente à nossa Cadete – Iván Domingues, que acabou de completar 9 anos de idade e faz este ano a sua estreia no Karting, está a cumprir no traçado de Chiva a sua primeira internacionalização e é o único representante português na classe.

Entre uma concorrência de quase três dezenas de adversários – que está a ser dominada por Hugo Belda (FA) –, o piloto de Leiria pretende em solo espanhol ganhar sobretudo ritmo competitivo e para isso está a contar com a assistência de Bruno Lisboa – campeão nacional em 2003 e 2005, para além de outros títulos – na preparação do seu kart equipado com chassis Mad-Croc, inscrito pela formação espanhol DPK Racing de Pablo Rodriguez.

Hoje, depois de rubricar o 23º melhor tempo nos ‘cronos’, Iván Domingues foi 26º na primeira manga e depois 19º na segunda, pelo que amanhã vai largar da 26ª posição na Final 1, onde se espera que tire o melhor proveito nesta sua primeira experiência em Espanha para evoluir ainda mais no seu ‘ano zero’ no Karting.

A categoria Cadete – equivalente à Juvenil em Portugal – não conta com pilotos portugueses e da pole-position para a Final 1 de amanhã vai largar Enric Bordas (Tonykart).


Texto Filipe Cairrão
Foto PA

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy