KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Portugueses no Campeonato de Espanha com Pits na liderança da categoria Sénior

Portugueses no Campeonato de Espanha com Pits na liderança da categoria Sénior
News & Previews

Rui Carneiro, Henrique Chaves, Andriy Pits (na foto), Simão Ventura, Tomás Apolónia e Iván Domingues rodaram hoje no traçado do Kartódromo Internacional Lucas Guerrero, localizado em Chiva, perto de Valência, no qual se vai realizar este fim de semana a terceira jornada do Campeonato de Espanha que conta com 127 pilotos distribuídos por cinco categorias.


Depois de um primeiro dia que serviu para treinar e testar soluções, amanhã de manhã, depois de uma sessão de treinos livres, realizam-se os treinos cronometrados e logo a seguir duas mangas de qualificação de cada categoria que determinarão a grelha de partida para a Final 1 a disputar no domingo, dia que contempla também a habitual Final 2.


Andriy Pits é líder na categoria Sénior

Na categoria Sénior, Andriy Pits (nº 39), que alinha com um kart equipado com chassis Zanardi – motores Parilla e pneus Vega obrigatórios para todos, à exceção da categoria Sénior-KZ2 em que o propulsor é de escolha livre –, vai defender a liderança no campeonato, estando em igualdade pontual (165 pontos) com o experiente Eduardo García, que atua com chassis FA.

À partida para esta terceira e penúltima jornada, o catalão goza de significativa vantagem face ao português, dado que o piloto de Leiria só treinou uma vez na pista de Chiva, desconhecendo por completo o traçado em situação de corrida. Contudo, Andriy Pits, com a sua equipa FCK Motorsport, tem evoluído bastante e quer motivação quer talento não lhe faltam para que regresse a Portugal igualmente na condição de líder.

Desta vez, Luciano Carvalho – que está em quinto no campeonato –, não vai poder alinhar, já que está luta pelo título nacional de Fórmula Ford e corre este fim de semana no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.


Henrique Chaves na luta pelo título na Sénior-KZ2 e Rui Caneiro integra o top-8

Se Portugal está bem representado na categoria Sénior, não está pior na Sénior-KZ2, dado que Henrique Chaves (nº3-Zanardi/TM) também está na luta pelo título na categoria reservada aos karts com caixa de velocidades, ocupando a segunda posição da classificação geral, com menos 15 pontos do que o valenciano Jorge Pescador (Praga/TM). A correr ‘em casa’ e na condição de líder, Pescador certamente que está mais confortável, mas o piloto da FCK Motorsport – que este ano estreou-se a competir na Fórmula Renault 2.0 – tem um passado que fala por si e tudo fará para contrariar a vantagem do piloto espanhol, apesar de, tal como Pits, desconhecer totalmente a pista de Chiva.

Rui Carneiro (nº20-Zanardi/TM) – colega de equipa de Chaves – não foi muito feliz nas últimas provas, mas ainda assim é oitavo classificado no campeonato, à frente de Pedro Hiltbrand (CRG/Modena), catalão que venceu as duas Finais da jornada anterior.

Mas para além de Pescador, de Hiltbrand, entre outros, Chaves e Carneiro vão nesta ronda enfrentar mais um forte adversário: trata-se de Oriol Dalmau (Parolin/TM), piloto catalão bem conhecido dos portugueses que lidera o Rotax Max Challenge em Portugal e ostenta o título das Series Rotax Espanha de 2014, bem como lidera a competição de 2015. Dalmau vai alinhar pela EKR Kart Racing, equipa que convidou para disputar a prova anterior o luso-brasileiro Lucas Araújo.


Simão Ventura motivado na Júnior após recuperação notável em Zuera

Na Júnior, aguarda-se com expetativa a prestação de Simão Ventura (nº36-Zanardi), dado que na jornada anterior, disputada no Circuito Internacional de Zuera, apesar de largar da 30ª posição na Final 2 – pois na Final 1 não passou da primeira curva – fez uma corrida sensacional. O piloto de Mira, que também alinha no Team FCK Motorsport, foi recuperando várias posições e acabou por ver a bandeira xadrez num notável 9º lugar!


Regresso de Tomás Apolónia dois anos depois… e estreia de Iván Domingues

Após uma paragem de quase dois anos, Tomás Apolónia (nº 41) está de regresso ao Karting, numa altura em que acabou de completar 14 anos de idade. O piloto do Algarve vai disputar a categoria Júnior – liderada pelo valenciano Eliseo Martínez (Praga) –, com um kart equipado com chassis Zanardi, sendo colega de equipa de Simão Ventura, no Team FCK Motorsport. Tomás Apolónia vai, naturalmente, em Chiva, começar por ganhar ritmo competitivo.

A defender as cores nacionais na categoria Alevín – equivalente à nossa Cadete – vai estar Iván Domingues (nº 43), com assistência de Bruno Lisboa – campeão nacional em 2003 e 2005, para além de outros títulos – na preparação do seu kart equipado com chassis Mad-Croc. O piloto de Leiria, que acabou de completar 9 anos de idade, faz este ano a sua estreia no Karting e esta será a sua primeira internacionalização. Para já, ganhar experiência é o principal objetivo de Iván Domingues entre uma concorrência de quase três dezenas de adversários, cujo líder é Maya Weug (Praga).

A categoria Cadete – equivalente à Juvenil em Portugal – não conta com pilotos portugueses.


Texto Filipe Cairrão
Fotos Vroom/Jose F. Omedas, JF e PA

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy