KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Ricardo Borges triunfa na categoria X30 Sénior e aproxima-se do líder Andriy Pits

Ricardo Borges triunfa na categoria X30 Sénior e aproxima-se do líder Andriy Pits
Races

Ricardo Borges venceu as duas Finais da quarta jornada dupla do Campeonato Nacional da categoria X30 Sénior, disputada no Kartódromo de Viana do Castelo, e está agora a escassos pontos de Andriy Pits que, com um quinto e um segundo lugares, conseguiu manter-se na liderança. Rui Lima e João Ferreira completaram, respetivamente, o pódio da Final 1 e, na Final 2, foi Diogo Pinto a garantiu terceira posição.      


Andriy Pits (nº 255-Zanardi) foi o mais rápido nos treinos cronometrados com o tempo de 45,417s, mas nas duas corridas de qualificação venceu Diogo Pinto (nº 252-FA) e garantiu a pole-position para a Final 1.

Na Final 1, Diogo Pinto arrancou bem e começou por ditar o andamento, mas logo depois foi forçado a desistir com problemas mecânicos. Andriy Pits assumiu o comando, mas depois a corrida viria a ser interrompida com um aparatoso acidente (ver fotos em baixo). João Ferreira (nº 254-Mad-Croc) e Rui Lima (nº 295-Praga) tocaram-se, tendo João Amaral (nº 212-FA) não conseguido evitar o choque num dos karts que ficou parado. O piloto de Santa Maria da Feira acabou por capotar, dando várias ‘cambalhotas’ até ficar imobilizado juntos as pneus de proteção que delimitam a pista. João Amaral foi assistido no local, mas depois reencaminhado para o hospital, regressando mais tarde ao complexo minhoto, onde era visíveis as escoriações no lado direito do pescoço, assim como no ombro e joelho do lado esquerdo.

Reatada a corrida, Andriy Pits – autor da volta mais rápida – conseguiu ser o primeiro a ver a bandeira xadrez, mas depois viria a cair para a quinta posição, em virtude de uma penalização de 10 segundos atribuída pelo Colégio de Comissários Desportivos que entendeu que o piloto de Leiria fez falsa partida.

Ricardo Borges (nº 259-Tonykart) foi então o vencedor, Rui Lima garantiu um excelente segundo lugar e João Ferreira completou o pódio. Duarte Mano (nº 282-Zanardi) – que na primeira corrida de qualificação teve problemas mecânicos – obteve um positivo quarto lugar, à frente de Pits, enquanto Nuno Branco (nº 203-Tonykart) – que faz a sua estreia este ano no Karting e logo na difícil categoria X30 Sénior – foi sexto classificado.


Diogo Pinto soma mais um pódio na Final 2

Na Final 2, naturalmente sem João Amaral em pista, Ricardo Borges aproveitou bem o facto de largar da pole-position para dominar a corrida de princípio a fim. Andriy Pits e Diogo Pinto travaram um duelo muito intenso pela segunda posição, que viria a ficar na posse do leiriense, enquanto o vimaranense garantiu o terceiro lugar do pódio.

Rui Lima rodou nas primeiras voltas na terceira posição, mas depois acabou por ser quarto classificado, à frente de João Ferreira, Duarte Mano e Nuno Branco, respetivamente.    

A quinta e última prova agendada para 19 e 20 de setembro e será disputada no KIRO-Kartódromo do Oeste, no Bombarral.


Todas as classificações da prova em http://www.mylaps.com/en/events/1171651


Texto Filipe Cairrão

Fotos VVL Sport Image

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy