KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Andriy Pits garante pole-position na categoria Sénior do Campeonato de Espanha

Andriy Pits garante pole-position na categoria Sénior do Campeonato de Espanha
Races

Andriy Pits (na foto à esq.) vai largar amanhã da pole-position para a Corrida 1 da segunda jornada dupla do Campeonato de Espanha de Karting que está a decorrer este fim de semana no Circuito Internacional de Zuera, na qual estão a participar 142 pilotos. Na mesma categoria, Luciano Carvalho vai arrancar da 12ª posição e Simão Ventura – único representante português na categoria Júnior – vai partir do 16º lugar entre um pelotão de 30 pilotos. Já na categoria Sénior-KZ2, Henrique Chaves vai partir da 3ª posição, Lucas Araújo do 5º lugar e Rui Carneiro do 17º posto.


Entre os 142 pilotos que estão a disputar a segunda jornada dupla do Campeonato de Espanha, os seis portugueses assinaram hoje um dia positivo para as cores nacionais, apesar de Simão Ventura, Luciano Carvalho e Rui Carneiro não terem sido muito felizes nos treinos cronometrados, pelo que ficaram algo condicionados para as duas mangas de qualificação que servem para formar as grelhas de partida para a Corrida 1 de amanhã, seguindo-se depois a Corrida 2, pontuáveis para o campeonato.

Andriy Pits, ao volante de um kart com chassis Zanardi, foi o piloto português em maior destaque. O piloto de Leiria – que venceu a Corrida 2 da jornada inaugural em maio – surgiu no traçado de Zuera na segunda posição do campeonato da categoria Sénior e nos treinos cronometrados rubricou a quarta melhor marca. Na primeira manga de qualificação, o piloto do Team FCK Motorsport chegou a comandar, mas acabou por terminar na terceira posição. Já na segunda, Andriy Pits revelou-se mais forte e venceu o duelo com o líder Eduardo Garcia (FA) por 72 milésimos de segundo, pelo que garantiu a pole-position para a Corrida 1 agendada para amanhã.

Luciano Carvalho (Tonykart) não foi bem-sucedido nos treinos cronometrados, não indo além do 16º melhor tempo entre os 30 participantes da categoria Sénior. Contudo, nas mangas o piloto de Oliveira de Azeméis foi 12º e depois 11º classificado, minimizando o prejuízo, pelo que vai amanhã partir do 12º posto. Luciano Carvalho garantiu o terceiro lugar do pódio na Corrida 2 da primeira prova, fazendo uma boa recuperação, pelo que é de esperar que, a par de Pits, também consiga amanhã uma boa classificação.

Simão Ventura (Zanardi) – único representante português na categoria Júnior que também está a ser disputada por 30 pilotos –, não teve igualmente muita sorte nos treinos cronometrados ao estabelecer o 22º melhor tempo, mas após as mangas de qualificação conseguiu garantir a 16ª posição na grelha de partida para a Corrida 1 a realizar amanhã, depois de ser 16º e 19º classificado. Este é o primeiro ano que o jovem piloto de Mira – que integra o Team FCK Motorsport – está a disputar a categoria Júnior do Campeonato de Espanha e amanhã também poderá alcançar bons resultados.


Henrique Chaves vai largar da terceira e Lucas Araújo da quinta posição

Na categoria Sénior-KZ2 – a única em que motores e chassis são de escolha livre, sendo os pneus Vega obrigatórios para todos, quer nesta quer nas restantes categorias –, Rui Carneiro (Zanardi/TM) não teve a melhor sorte nos treinos cronometrados ao estabelecer a 18ª melhor marca, pelo que nas mangas foi 14º e depois 16º classificado. Resultados aquém das expetativas para o piloto do Team FCK Motorsport, pelo que vai arrancar amanhã da 17ª posição na Corrida 1 e terá de correr atrás do prejuízo.

Bem posicionados para regressar a Portugal bem classificados estão Henrique Chaves (Zanardi/TM) e Lucas Araújo (Parolin/TM). Chaves – que no ano passado foi terceiro classificado no campeonato e tem como objetivo este ano sagrar-se campeão – assinou a quarta melhor marca nos treinos cronometrados e foi terceiro classificado nas duas mangas de qualificação, assegurando igual lugar na grelha de partida da Corrida 1 agendada amanhã. O piloto de Torres Vedras – que este ano está a cumprir a primeira temporada na Fórmula Renault 2.0 – está na segunda posição da classificação geral, com uma desvantagem de apenas quatro pontos para Jorge Pescador (Praga/TM), que vai largar do quarto posto. O piloto do Team FCK Motorsport deverá controlar o andamento do rival espanhol – campeão em título –, para tentar assumir este fim de semana a liderança do campeonato.

Lucas Araújo (Parolin/TM), a convite da equipa espanhola EKR Racing Team, sedeada em Madrid, recentemente criada por Antonio Martínez e pelo seu filho Antonio Martínez Hernandez – que pretendem desenvolver um novo chassis –, não alinhou na jornada inaugural em maio. Nesta, o líder do Campeonato Nacional X30 Shifter, apesar de estar a disputar em Zuera uma categoria diferente daquela que está habituado, está a ser protagonista de uma prova muito positiva. Nos treinos cronometrados foi o sexto mais rápido, na primeira manga foi sexto clasificado e na segunda melhorou a sua prestação ao ver a bandeira xadrez na quarto lugar. Amanhã, o piloto luso-brasileiro vai largar da quinta posição na Corrida 1, lugar igualmente privilegiado para lutar pelos lugares do pódio.


Texto Filipe Cairrão
Foto LC

OKKART srl © COPYRIGHT 2016 | P.IVA 02629390598 | PRIVACY POLICY