KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Vila da Sertã muito ‘cintilante’ com o 5º Encontro de Estrelas… dentro e fora de pista

Vila da Sertã muito ‘cintilante’ com o 5º Encontro de Estrelas… dentro e fora de pista
Events

António Carlos Jordão foi o mentor do ‘Encontro de Estrelas’, realizado pela primeira vez no dia 10 de abril de 2011, no Kartódromo de Évora. A partir de então, com a colaboração de Pedro Couceiro e de João Tito Basto, a reunião das primeiras ‘colheitas vintage’ do Karting e que hoje ainda ‘cintilam’ no panorama nacional e internacional do desporto automóvel, como são os casos de Manuel Gião, Pedro Lamy, entre outros, ganhou outra dimensão e tem vindo a crescer cada vez mais.


Num único dia revêem-se amigos de outros tempos e recordam-se várias histórias – dos anos 70, mas sobretudo da década de 80, quando surgiu a mítica categoria Primavera, considerada a categoria Júnior –, num ambiente descontraído, onde não faltam naturalmente animadas corridas de karts. São assim os re(encontros) de estrelas… tendo o quinto consecutivo, decorrido este sábado na Vila da Sertã. 


De Évora para o centro geodésico de Portugal

Se o dia 10 de abril de 2011 foi marcante, bem como os seguintes ‘Encontros’, por se prestarem diferentes homenagens a várias pessoas pelo que fizeram e continuam a fazer pelo Karting em Portugal, como António Carlos Jordão – pela dedicação à realização destes encontros –, como António Dinis, que hoje dá nome ao Troféu onde alinham atualmente no Campeonato Nacional os pilotos cadetes – dos 7 aos 10 anos de idade – e Figueiredo e Silva que dá nome ao Troféu integrado no Campeonato Nacional para os iniciados dos 5 aos 7 anos de idade… o dia 20 de junho de 2015 jamais será esquecido.

 
Pista homologada, licenças, karts Birel N35 e Meireles como diretor de prova

É que depois de quatro edições consecutivas no Kartódromo de Évora, o 5º Encontro realizou-se na Vila da Sertã – com a preciosa ajuda de Manuel Gião pelas suas raízes ao centro geodésico de Portugal –, local ideal para mais um (re)encontro dos pilotos de todo o País (que ainda, mas só muito divertidamente, lembram as “guerras” entre os pilotos do norte e do sul…), mas sobretudo por ter sido criado um circuito citadino – onde não faltaram os ‘saudosos’ fardos de palha a delimitar a pista – e homologado pela FPAK, tendo nele só corrido quem estava munido da devida licença desportiva emitida pela entidade federativa. Tudo a preceito… e mais ainda com a colaboração da Riakart que colocou nas mãos das ‘estrelas’ a sua frota de karts Birel N35, bólides aos quais esteve muito atento Fernando Meireles, desta vez o diretor de prova e que, curiosamente, é o diretor de corrida do Campeonato Nacional.   

Engº Figueiredo e Silva voltou a não faltar e abriu as hostilidades ao rodar no circuito da Sertã, no qual também esteve presente Filipe Albuquerque, recém-chegado das 24 Horas de Le Mans, mas que não quis perder a oportunidade de dar a bandeirada xadrez a convite da organização. Evento muito bem recebido pela Câmara Municipal da Sertã e pelo seu presidente José Farinha Nunes.


44 estrelas no ‘pódio’… mas José Viana no lugar mais desejado

No ano passado, o vencedor foi João Batista, Nuno Couceiro garantiu o segundo lugar e Manuel Gião completou o pódio. Este ano – e convém sublinhar que a classificação nestes encontros é relegada para segundo plano – foi José Viana quem colheu os louros, Pedro Matos Chaves foi o segundo classificado e Pedro Marreiros garantiu a terceira posição… tendo o pódio sido apenas ‘encerrado’ com a presença das 44 estrelas que estiveram na Vila da Sertã. Os nomes delas, por ordem alfabéticas, foram as seguintes: Abel Marques, Alexandre Marques, António Carlos Jordão, António Nunes Almeida, Carlos Silva, Eduardo Silveira, Ferdinando Barros, Francisco Pais Cardoso, Gonçalo Gomes, Henrique Abreu, Henrique Vila Boas, Hugo Albuquerque, João Batista, João Queimado Morais, João Tito Basto, Jorge Bezerra, Jorge Passanha, José Anjos, José Viana, Luís Santa Bárbara, Luís Silveira, Mário Borges, Manuel Caetano, Manuel de Mello Breyner, Manuel Gião, Manuel Madeira, Nuno Batista, Nuno Couceiro, Nuno Silva, Paulo Bezerra, Paulo Santos, Pedro Bandeira, Pedro Caneira, Pedro Coimbra, Pedro Couceiro, Pedro Marreiros, Pedro Matos Chaves, Ricardo Amorim, Ricardo Oliveira, Rui Ferreira, Rui Leal dos Santos, Rui Santo, Sérgio Monteiro, Victor Pinto.


Texto Filipe Cairrão
Fotos Pedro Caneira

OKKART srl © COPYRIGHT 2016 | P.IVA 02629390598 | PRIVACY POLICY