KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

‘Armada’ lusa constituída por 16 pilotos na segunda prova das Series Rotax Espanha

‘Armada’ lusa constituída por 16 pilotos na segunda prova das Series Rotax Espanha
News & Previews

Entre os cerca de 150 participantes nas cinco categorias da segunda prova das Series Rotax, que está a decorrer na pista de Alcañiz – integrada no Complexo de Motorland, em Aragón –, Portugal conta com 16 representantes. Hoje prosseguem os treinos livres e amanhã, depois de uma sessão única de treinos livres oficiais e dos ‘cronometrados’, disputam-se as habituais duas Finais em cada categoria, sendo o vencedor da prova o piloto que obtém os melhores resultados no conjunto das duas Finais. Nota para o português Luís Cidade que lidera a categoria Max e para o jovem Guilherme de Oliveira que este ano estreia-se em competições oficiais e faz este fim de semana a sua primeira prova de cariz internacional, alinhando na categoria Micro-Max.


Eduardo Leitão (nº 424) está de regresso às competições de Karting em solo espanhol para disputar a categoria DD2 cujos karts são dotados de caixa de velocidades. O piloto de Lisboa, que este ano prossegue a sua transição para os automóveis juntamente com o seu irmão Ricardo Leitão, tendo no início deste mês, no Circuito Vasco Sameiro, em Braga, disputado a primeira prova do Campeonato de Single Seater Series (SSS) ao volante de um Caterham, vai alinhar na prova de Alcañiz, sobretudo com o objetivo de experimentar em ‘ritmo de competição’ um novo chassis, nomeadamente um Birel Art, dado que o seu Intrepid continua a não ser colaborar nas provas que tem realizado, apesar de já terem sido experimentadas várias afinações. Mas a verdade é que o ‘peso’ dos quilómetros que tem não perdoa… Em Espanha, Eduardo Leitão vai contar com todo o apoio da Motocane Competições. 

O tetracampeão de Portugal, vice-campeão de Espanha por duas ocasiões e presença assídua nas Finais Mundiais, estava para não prosseguir a sua carreira no Karting esta temporada, mas após insistência de várias equipas, optou por continuar e vai se ‘revezando’ entre os karts e os automóveis.

Na categoria DD2, estão a alinhar os luso-descentes António Teixeira (nº 456) e Manuel Teixeira (nº 465), a residir na suíça, irmãos que terão nesta prova a companhia do pai Tony Teixeira (nº 546) a competir na DD2 Master (para pilotos com idade igual ou superior a 32 anos), correndo todos com Birel Art. Entre os Masters, está Fernando Costa (nº 537-Praga) que ocupa a quarta posição da classificação geral e no ano passado ficou a um lugar de terminar a competição no pódio e obter assim a qualificação para as Finais Mundiais.


Portugueses muito fortes na categoria Max… na qual Luís Cidade é líder

Os portugueses que estão a disputar a categoria Max continuam a ser uma ‘dor de cabeça’ para os pilotos espanhóis e, este ano, Bruno Borlido, Miguel Matos e Nuno Sousa – que dispensam apresentações – não estão a competir em Espanha, tendo Miguel Matos também já feito uma ‘evolução’ para os automóveis e com distinção, já que garantiu um lugar no pódio, na mítica Rampa da Falperra, na classe onde se incluía o seu carro.

Ausente na prova de Alcañiz está Rui Lima (Praga), mas as cores lusitanas continuam muito bem entregues. Luís Cidade (nº 312-Birel Art), que alinha pelos espanhóis do Burgueño Kart Team, lidera a competição, Pedro Pinto (nº 307-Tonykart) como habitualmente integrado na equipa QZ Racing Team, é quinto classificado e está a 12 pontos da liderança e Tiago da Silva (nº 309-FA) – do Cabo do Mundo Karteam, com a assistência em Espanha da Arakart – está no 12º posto com os mesmos pontos do nono classificado entre 30 classificados.


Quatro portugueses na categoria Júnior que conta com 36 participantes

Na categoria Júnior, uma das mais concorridas das Series Rotax Espanha, com 36 pilotos, Portugal tem quatro representantes. Alexandre Areia (nº 269-Praga) prossegue a sua evolução após estrear-se em competições oficiais apenas no ano passado, assim como o seu colega de equipa no Paulo Pita Racing Team, Rodrigo Ferreira (nº 299-Praga) que faz a sua estreia este ano na categoria Júnior e no início do mês venceu a Final 1 do Campeonato Nacional. Guilherme Gusmão (nº 217-Topkart) com a assistência de Carlos Duarte, bem como Gonçalo Coutinho (nº 268-FA) – do Cabo do Mundo Karteam, com a assistência em Espanha da Arakart – são igualmente ‘rookies’ na categoria Júnior e pretendem, nesta temporada, continuar a evoluir em solo espanhol.


Mais quatro pilotos nacionais na categoria Mini-Max

Frederico Peters (nº 157-Topkart), que também tem assistência de Carlos Duarte, está de regresso a Espanha, para competir igualmente na muito concorrida categoria Mini-Max, que excede as três dezenas de pilotos. Francisco Vilaverde (nº 121-Praga) que está a realizar uma época muito positiva integrado no Paulo Pita Racing Team, Gabriel Caçoilo (nº 121-FA) que conta com a assistência de Paulo Caçoilo e Guilherme de Oliveira (nº 144-FA) – do Cabo do Mundo Karteam, com a assistência em Espanha da Arakart –, estreante em competições oficiais este ano e que faz a sua primeira internacionalização, completam o lote dos 16 portugueses que este fim de semana disputam a segunda prova das Series Rotax em Espanha.


Texto Filipe Cairrão
Fotos VVL Sport Image

OKKART srl © COPYRIGHT 2016 | P.IVA 02629390598 | PRIVACY POLICY