KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Portimão ou Viana do Castelo. Onde se realizará a 4ª prova do 'Nacional' de Karting?

Portimão ou Viana do Castelo. Onde se realizará a 4ª prova do 'Nacional' de Karting?
News & Previews

A quarta prova do Campeonato Nacional de Karting das categorias Juvenil, Júnior, X30, X30 Shifter, X30 Shifter Master, bem como do Troféu António Dinis – categoria Cadete e do Troféu Tributo a Figueiredo e Silva – categoria Iniciação, está agendada para 18 e 19 de julho. Falta saber onde se realizará: em Portimão ou em Viana do Castelo. São estas as pistas mais prováveis, já que Baltar está fora de questão.


O local da realização da quarta prova do Campeonato Nacional de Karting estava previsto para o Kartódromo de Baltar, a cargo do Movimento Sport Clube, agremiação que se candidatou à organização da jornada e lhe foi atribuída pela FPAK. Um regresso da coletividade sedeada no concelho de Paredes, três anos depois às provas de Karting, onde organizou, precisamente na pista de Baltar, a última jornada do Campeonato Nacional de 2012.

O calendário desportivo publicado pela FPAK previa a realização da prova no circuito nortenho, mas desde a sua divulgação em janeiro até hoje, manteve sempre que a indicação que estava por confirmar – como ainda se pode verificar no site oficial da entidade federativa –, pois só reunidas todas as condições é que daria ‘sinal verde’ para o Movimento Sport Clube organizar a quarta ronda do Campeonato Nacional em Baltar.


Movimento Sport Clube e FPAK numa situação ‘delicada’…

O Movimento Sport Cube reúne todas as condições para organizar a prova, à exceção de uma: a pista de Baltar. Após conversações do clube organizador com os proprietários do kartódromo, estes aceitaram receber o evento. Como se impõe antes da organização de qualquer prova, a FPAK fez uma inspeção à pista e, naturalmente, como faz com todas as outras, indicou quais os requisitos para poder ser homologada e assim ser palco da quarta ronda do Campeonato Nacional.

Era necessário fazer algumas obras no circuito (que continua encerrado ao público) mas os proprietários ainda não conseguiram fazê-las. Perante este cenário, a cerca de mês e meio da realização da prova, o Movimento Sport Clube não hesitou em fazer o ponto da situação à FPAK, tendo esta solicitado ao clube organizador que indicasse uma pista alternativa. Uma situação ‘delicada’ para o Movimento Sport Clube, assim como para a FPAK, pilotos, equipas e demais intervenientes afetos ao Campeonato Nacional. “O Movimento Sport Clube quer organizar a prova. Indicamos a pista de Viana do Castelo e aguardamos resposta da FPAK”, disse-nos Fernando Meireles, presidente do Movimento Sport Clube, sem querer entrar em mais pormenores.


Pilotos e equipas dividem-se entre Viana do Castelo e Portimão

As opiniões dos pilotos, equipas e outros intervenientes, dividem-se quanto à realização da prova em Viana do Castelo ou em Portimão. Há quem defenda que repetir uma pista para o campeonato não é a melhor opção e por isso preferem o traçado algarvio. Mas outros preferem Viana do Castelo, alegando que na última quinzena de julho o Algarve está sempre repleto de turistas, os preços de alojamento são muito elevados e se marcarem agora estadia vão encontrar ‘tarifas’ bem altas. Este é um dos aspetos que mais preocupa pilotos e equipas, tendo já vários afirmado que se a quarta prova do Campeonato Nacional for marcada para Portimão não vão disputá-la.


FPAK deverá decidir local da prova no início da próxima

O Kartódromo Internacional de Leiria, para o qual está agendada a realização da Taça de Portugal entre os dias 3 e 4 de outubro, é outra opção, mas é muito pouco provável que venha a acolher a quarta prova do campeonato. O Kartódromo de Fátima recebeu a segunda jornada em maio, pelo que também não deverá fazer parte das opções, assim como o de Braga, já que acolheu no passado fim de semana a terceira prova.

A entidade federativa vai decidir na próxima semana o local da realização, dado que estamos a pouco mais de um mês da data agendada. “A FPAK está, como diz, igualmente numa situação delicada, pois foi confrontada com esta situação há pouco tempo. Na próxima segunda-feira (ndr. dia 15 de junho), vamos ter reunião de direção, vamos analisar todos os aspetos e determinar qual será o melhor local para a realização da prova, uma vez que não é possível em Baltar”, sublinhou esta manhã, Joaquim Capelo, diretor-geral da FPAK, à Vroom Karting Portugal.


Texto Filipe Cairrão

Foto VVL Sport Image

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy