KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Lucas Araújo domina X30 Shifter e é mais líder assim como Vítor Mendes na Master

Lucas Araújo domina X30 Shifter e é mais líder assim como Vítor Mendes na Master
Races

Lucas Araújo dominou por completo a terceira jornada dupla do Campeonato Nacional da categoria X30 Shifter, disputada no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Clube Automóvel do Minho.

Na Final 1, Tiago Teixeira e Yohan Sousa completaram o pódio, enquanto na Final 2 Yohan Sousa foi segundo e Manuel Falcão terceiro classificado. Vítor Mendes impôs-se entre os Masters, Rui Bastos foi segundo classificado nas duas Finais, enquanto António Bravo Lima colecionou mais um pódio na Final 1 e Adelino Sequeira na Final 2.

Lucas Araújo (nº 311), ao volante de um kart equipado com chassis DR, foi o mais rápido nos treinos cronometrados da categoria X30 Shifter – karts dotados de caixa de velocidades –, com a marca de 53,898s. Venceu as duas de corridas de qualificação, bem como as duas Finais, sendo o autor da volta mais rápida em ambas. Em suma: o piloto luso-brasileiro somou todos os pontos quantos eram possíveis de amealhar e reforçou a liderança no campeonato.
Yohan Sousa (nº 312), com chassis Zanardi, foi segundo classificado nas duas corridas de qualificação e arrancou sempre muito bem nas duas Finais, assumindo a liderança, mas problemas ao nível dos pneus, que não permitam que o kart tivesse um bom comportamento para curvar bem, teve de ceder posições. Na 12ª volta, o piloto do Entroncamento foi superado por Tiago Teixeira (nº 305), um bom regresso do piloto de Paredes, com chassis Birel, ao garantiu logo o lugar intermédio do pódio e Yohan Sousa a terminar na terceira posição.
Tiago Teixeira – vice-campeão nacional em 2013 – voltou às pista nove meses depois, em julho 2014 para disputar a Taça de Portugal, na qual obteve um brilhante segundo lugar. Agora, volvidos mais 11 meses sem competir, mostrou novamente o seu talento, que podia ter sido capitalizado em termos de resultado na Final 2, se não fosse um toque de Lucas Araújo – que, com ‘fair-play’, levantou imediatamente o braço como sinal de desculpa –, quando o piloto de Paredes rodava na segunda posição no início da corrida. Tiago Teixeira fez um pião, caiu vários lugares, mas ainda recuperou até ao top-5, saindo vitorioso Lucas Araújo, à frente Yohan Sousa, enquanto Manuel Falcão (nº 353) com chassis Tonykart, completou o pódio e Fábio Mota (Birel) – que está a ter em Espanha uma boa performance na Clio Cup – foi quarto classificado.
Na Final 1, Rui Carneiro (Zanardi) – que contou com algumas contrariedades na prova minhota – garantiu a quarta posição e Miguel Ramos (Birel), que também se pode queixar do mesmo, assegurou o top-5. António Falcão (Tonykart), Luís Silva (Zanardi), Hugo Barreiros (DR) enfrentaram alguns problemas nesta prova e a espanhola Ana Alonso (nº 303), com chassis Topkart, ganhou a classe feminina.
Eduardo Leitão, que após a segunda jornada passou a ocupar o terceiro lugar da classificação geral, esteve em Braga, mas alinhou no circuito ao lado, fazendo dupla com o seu irmão Ricardo Leitão na primeira prova do campeonato dos Super 7 by Kia.

Rui Bastos segundo na Master… António Bravo Lima e Adelino Sequeira no pódio
Na X30 Shifter Master – destinada a pilotos com idade igual ou superior a 32 anos –, Vítor Mendes (nº 333), com chassis Ricciardo, conseguiu o melhor registo (54,938s) nos treinos cronometrados, impôs-se nas duas corridas de qualificação, assim como nas duas Finais, tendo o piloto de Felgueiras assinado a volta mais rápida em ambas. Um fim de semana perfeito para Vítor Mendes que é agora mais líder no campeonato.
Rui Bastos (nº 325), com chassis Birel, também foi protagonista de uma excelente prova ao conquistar dois segundos lugares. O piloto de Vila Nova de Gaia não teve sorte nas corridas de qualificação, dado que não largou na primeira e depois foi forçado a abandonar na segunda mas, nas duas Finais, Rui Bastos conseguiu impor o seu ritmo.
António Bravo Lima (nº 395), com chassis Praga – apesar de ser obrigado a desistir na primeira corrida de qualificação – completou o pódio da Final 1, à frente do seu colega de equipa Adelino Sequeira (nº 346), igualmente com Praga. Ilídio Fernandes (RK), que esteve forte nas corridas de qualificação, assim como António Rodrigues (Birel) – segundo classificado na primeira – foram os quinto e sexto classificados, respetivamente.
Na Final 2, foi a vez de Adelino Sequeira saborear o terceiro lugar do pódio, à frente de Ilídio Fernandes e de António Bravo Lima, enquanto António Rodrigues foi forçado a abandonar após a quarta volta.
Frederico Figueiredo de Castro, que na prova anterior em Fátima, venceu uma Final quer entre os Master quer à geral, esteve em Braga mas não alinhou na prova para dar, juntamente com Victor Leitão, mais apoio aos seus jovens pilotos da Madi Motorsport que alinham nas categorias Iniciação e Cadete.

Classificações em http://camminho.com/wp-content/uploads/2015/05/Shifter.pdf

Filipe Cairrão
VVL Sport Image

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy