KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Incidente trava Yohan Sousa na Final no Campeonato Europeu KZ2 em Espanha

Incidente trava Yohan Sousa na Final no Campeonato Europeu KZ2 em Espanha
Races

Yohan Sousa cumpriu o seu principal objetivo na segunda prova do Campeonato Europeu de Karting da categoria KZ2, disputada desde quinta-feira até hoje, no Circuito Internacional de Zuera, em Espanha, que passava por garantir um lugar na Final reservada a 34 pilotos.

A partir daí, obter a melhor classificação possível era o passo seguinte passo, mas logo na segunda curva um incidente, um adversário não evitou o choque com o piloto português e ditou o seu abandono. O espanhol Pedro Hiltbrand venceu ‘em casa’ e é agora o novo líder.

Foi a segunda prova de Yohan Sousa na categoria KZ2 e logo no Campeonato da Europa de Karting, onde alinham não só os melhores pilotos do ‘velho continente’, mas também do mundo.
Depois de ter sido o segundo mais rápido nos treinos livres oficiais e de ter rubricado a 3ª melhor marca na sua série de treinos cronometrados, sendo a 11ª da geral – com o volante a partir-se em andamento de forma inexplicável –, garantiu a qualificação para a Final, após as quatro mangas de qualificação, nas quais foi forçado a abandonar na primeira devido a um incidente, sendo depois, 6º, 9º e 7º classificado, tendo na última ombreado com os quatro primeiros classificados do campeonato.

Adversário não conseguiu evitar choque no kart do piloto português na Final
Na pré-final, o piloto natural do Entroncamento, que ainda só completou 15 anos de idade no final de abril, não conseguiu arrancar bem e perdeu algumas posições, recuperando depois até à 21ª posição. Perspetivava-se um bom resultado na Final para o jovem português, que corre com um kart equipado com chassis Zanardi e motor TM, pela equipa sueca Strakka Bhaitech, na qual também está o seu mecânico Paulo Barreiro.
Contudo, logo na segunda curva da primeira volta, Yohan Sousa – ao desviar-se de um adversário que se despistou –, sofreu um embate no seu kart do italiano Fabian Federer – que à partida para Zuera era terceiro classificado no campeonato –, tendo o piloto português ficado irremediavelmente fora da corrida. “Preciso de treinar mais os arranques nesta categoria que ainda é uma praticamente novidade para mim. Falhei nesse aspeto na pré-final e daí ter terminado no 21º lugar. Depois, na Final, que já consegui arrancar bem, não tive sorte com o que aconteceu logo na segunda curva. Merecíamos mais por todo o trabalho que fizemos desde quinta-feira, mas estamos contentes por termos alcançado o nosso principal objetivo que era garantir um lugar na Final”, comentou Yohan Sousa.

Vitória e liderança para o espanhol Pedro Hiltbrand
O italiano Francesco Celenta (Parolin/TM) foi o primeiro a ver a bandeira xadrez, mas depois foi penalizado em cinco segundos por irregularidade no momento da partida e caiu para a sexta posição. O espanhol Pedro Hiltbrand (CRG/Maxter) ‘herdou’ a vitória, enquanto o sueco Joel Johansson (Energy Corse/TM) e o francês Paolo Besancenez (Tonykart/Vortex) completaram o pódio, tendo o italiano Luca Corberi (Tonykart/Vortex) e o espanhol Jorge Pescador (Prahga/Parilla) encerrado o top-5.
Em termos de campeonato, Hiltbrand é o novo líder com 52 pontos, seguindo-se Johansson, Besancenez, Corberi – todos com 35 pontos (!) – e o dinamarquês Andreas Fasberg (Tonykart/Vortex) com 34.
A terceira e última prova vai ser disputada entre os dias 9 e 12 de julho no circuito belga de Genk.

Filipe Cairrão
KSP.fr

OKKART srl © COPYRIGHT 2016 | P.IVA 02629390598 | PRIVACY POLICY