Yohan Sousa vai largar da 5ª posição nas mangas de qualificação do Europeu KZ2

- Races
Yohan Sousa vai largar hoje à tarde da 5ª posição nas mangas de qualificação da segunda prova do Campeonato da Europa de Karting da categoria KZ2, que está a decorrer desde quinta-feira e se prolongará até amanhã no Circuito Internacional de Zuera, em Espanha.

O francês Thomas Laurent foi o mais rápido com o registo de 59,800s, o piloto português obteve a 11ª melhor marca em 1m00,095s – mas viveu um episódio insólito –, enquanto o dinamarquês Andreas Fasberg que lidera a competição não foi além do 31º tempo (1m00,428s).

Yohan Sousa, aos comandos de um kart equipado com chassis Zanardi e motor TM – pneus LeCont obrigatórios para todos –, integrado na equipa sueca Strakka Bhaitech, juntamente com o mecânico luso Paulo Barreiro, garantiu há pouco a 11ª melhor marca nos treinos cronometrados (a 3ª da sua série) da segunda prova do Campeonato da Europa da categoria KZ2, com o tempo de 1m00,095s, ficando a 80 milésimos de segundo de Sean Babington (Energy Corse/Parilla) dos Emirados Árabes Unidos que fechou o top-10.

Volante do piloto português partiu-se na segunda volta!
Yohan Sousa poderia, contudo, ter obtido o melhor tempo, já que na segunda volta, inexplicavelmente, o volante do seu kart partiu-se! “Não percebemos como aconteceu. Simplesmente partiu em andamento. Continuei em pista com o volante partido e tentei obter o melhor tempo. Mesmo assim, consegui a 11ª melhor marca mas, muito provavelmente, poderia ter alcançado um tempo melhor. Agora, há que pensar nas mangas de qualificação”, contou-nos, desta forma, o ‘episódio insólito’ com que o piloto português se deparou.  
Ontem, Yohan Sousa foi o segundo mais rápido nos treinos livres oficiais, completando a melhor volta ao traçado espanhol em 59,648s, ficando apenas a 0,017s do melhor registo obtido pelo italiano Lorenzo Camplese (Formula K/Parilla), que hoje não foi além do 26º melhor tempo.
Ainda assim, feita a distribuição dos pilotos por cinco grupos, Yohan Sousa vai largar da 5ª posição nas mangas de qualificação que irão decorrer hoje à tarde e que irão apurar os primeiros 28 classificados diretamente para a Final. Os restantes pilotos que não obtiveram a qualificação imediata, irão disputar amanhã de manhã a corrida de repescagem, sendo apurados os seis primeiros classificados, para assim formarem a grelha de partida de 34 pilotos para pré-final, a disputar, ainda de manhã, estando a Final agendada para o início da tarde.

Francês Thomas Laurent foi o mais rápido nos treinos cronometrados
No que diz respeito ao piloto que obteve a melhor marca nos treinos cronometrados, foi o francês Thomas Laurent (Tonykart/Vortex) em 59,800s, seguindo-se o seu compatriota Paolo Besancenez (Tonykart/Vortex), 59,856s. O sueco Joel Johansson (Energy Corse/TM) garantiu a terceira melhor marca em 59,890s, à frente dos espanhóis Pedro Hiltbrand (CRG/Maxter) – piloto oficial CRG que ocupa a segunda posição do campeonato – e de Jorge Pescador (Praga/Parilla), piloto oficial Praga, com os ‘cronos’ de 59,941s e 59,948s, respetivamente.
O holandês Marijn Kremers (Birel Art/Parilla) assinou o sexto melhor tempo em 59,960s, seguindo-se os italianos Alessio Piccini (Tonykart/Vortex), 59,991s, Francesco Celenta (Parolin/TM), 1m00,002s e Luca Corberi (Tonykart/Vortex), 1m00,035s, tendo Sean Babington (Energy Corse/Parilla) dos Emirados Árabes Unidos, 1m00,015s, como já mencionamos, encerrado o top-10, à frente de Yohan Sousa, 1m00,095s.

Líder Andreas Fasberg não conseguiu melhor do que a 31ª melhor marca
O dinamarquês Andreas Fasberg, piloto oficial da Tony Kart Racing Team, que corre com motor Vortex, líder do campeonato com mais 14 pontos do que o espanhol Hiltbrand – após vencer a primeira prova em abril no Circuito Internacional de Nápoles, em Itália – não conseguiu melhor do que 31ª posição nos treinos cronometrados, com o tempo de 1m00,428s.
Já o italiano Fabian Federer (CRG/Maxter), colega de equipa de Hiltbrand e terceiro classificado na competição, rubricou o 14º melhor tempo, com o ‘crono’ de 1m00,139s.

Filipe Cairrão

Foto KSP.fr

Newsletter

Stay tuned!
Assine a nossa newsletter
Follow Us on Facebook