KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Andriy Pits estreia-se a vencer em Espanha e Luciano Carvalho garante pódio

Andriy Pits estreia-se a vencer em Espanha e Luciano Carvalho garante pódio
Races

Andriy Pits venceu a Corrida 2 e Luciano Carvalho garantiu um prestigiante terceiro lugar entre os 37 pilotos que disputaram a categoria Sénior da primeira jornada dupla do Campeonato de Espanha, no Circuito de Recas, em Toledo. Diogo Pinto, numa altura em que rodava na segunda posição na primeira manga de qualificação, sofreu um toque que o relegou para 17º lugar, recuperando depois até ao nono posto. Mas o pior estava para acontecer ao piloto de Guimarães: na Corrida 1 foi ‘albaroado’ logo após a partida – num incidente que envolveu quase 10 pilotos –, ficando impedido de obter um bom resultado.

Nota muito alta para os três portugueses que disputaram a categoria Sénior da primeira jornada dupla do Campeonato de Espanha, no Circuito de Recas, que contou com 37 pilotos… e mais 122 nas restantes quatro categorias.
Nos treinos livres – embora não sejam por vezes fiáveis, dado que é altura de testar diferentes afinações –, Andriy Pits (Zanardi), Luciano Carvalho (Tonykart) e Diogo Pinto (FA) mostraram logo à ‘corte’ espanhola que estavam com um andamento forte. Nos treinos cronometrados, Andriy Pits (nº 39) confirmou isso mesmo ao garantir a segunda melhor marca (56,372s), enquanto Diogo Pinto foi o oitavo mais rápido e Luciano Carvalho – ainda sem a melhor afinação – obteve o 16º lugar, tendo o catalão Eduardo García (FA) – campeão em título – garantido a ‘pole-position’ para as mangas de qualificação.
Andriy Pits foi o primeiro a ver a bandeira xadrez na primeira manga que disputou, mas depois viria a ser penalizado em cinco segundo por exceder a zona limite de aquecimento de pneus, sendo relegado para o quarto lugar, enquanto na outra manga garantiu a segunda posição.
Já Luciano Carvalho, que largou de uma posição pouco favorável, obteve um excelente segundo lugar e depois foi quinto classificado, enquanto Diogo Pinto, numa altura em que rodava na segunda posição na primeira manga, sofreu um toque que o relegou para 17º lugar, recuperando depois até ao nono posto. Na segunda manga, terminou no oitavo lugar.
Com estes resultados, Andriy Pits garantiu a segunda posição na grelha de partida para a Corrida 1, Luciano Carvalho assegurou o quarto lugar e Diogo Pinto o oitavo posto, enquanto da ‘pole’ largou Eduardo García que saiu vitorioso, liderando as 19 voltas ao traçado de Recas de 1280 metros de princípio a fim. Em contraponto, Diogo Pinto viu-se envolvido num incidente logo após a partida, que envolveu 10 pilotos, pelo que nem passou da primeira curva.
Andriy Pits e Luciano Carvalho que ‘escaparam’ ao incidente e optaram por não utilizar pneus novos na Corrida 1, caíram algumas posições na largada, mas ainda recuperaram até ao sexto e sétimo lugares, respetivamente.
Já na Corrida 2, Javier Rodelas (Intrepid) liderou a primeira volta, mas logo a seguir Andriy Pits assumiu a liderança para não mais a largar até à bandeira xadrez, conquistado a sua primeira vitória em Espanha e no ano em que se estreia a correr na categoria Sénior.
Luciano Carvalho também fez uma corrida extraordinária. O piloto de Oliveira de Azeméis rodou na segunda posição até à nona volta, mas a partir daí, sem ter a frente do seu kart nas melhores condições, cedeu o lugar a Eduardo García. Luciano Carvalho manteve-se no terceiro posto, no qual viria a cruzar a meta, resistindo às constantes investidas de Miguel Noval (Kosmic) que acabou por terminar na quarta posição, à frente de Javier Rodelas.
Diogo Pinto, obrigado a largar da 31ª posição depois do acidente em que esteve envolvido na Corrida 1, tinha naturalmente uma tarefa muito difícil, mas cumpriu as 19 voltas e terminou no 26º lugar.
A segunda jornada dupla do Campeonato de Espanha será disputada entre 3 e 5 de julho no Circuito Internacional de Zuera.

Filipe Cairrão
Fotos JF Omedas/Vroom Espanha

OKKART srl © COPYRIGHT 2016 | P.IVA 02629390598 | PRIVACY POLICY