KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Simão Ventura deixa boas indicações na abertura do Campeonato de Espanha

Simão Ventura deixa boas indicações na abertura do Campeonato de Espanha
Races

A maioria dos pilotos classifica a pista de Recas, situada perto de Toledo, como a mais difícil do calendário do Campeonato de Espanha por ser muito técnica. Foi a primeira a receber este ano a competição sob a alçada da Real Federación Española de Automovilismo (RFEDA) e também a primeira vez que Simão Ventura correu em Recas. O piloto de Mira – que alinhou na categoria Júnior perante 33 adversários – sentiu dificuldades no início da jornada, mas depois mostrou estar mais rápido na última corrida, ganha, tal como na primeira, pelo campeão em título Eliseo Martínez.

Eliseo Martinez, com um kart equipado com chassis Praga – motores Parilla e pneus Vega obrigatórios para todos –, iniciou bem a defesa do cetro na categoria Júnior: foi o mais rápido nos treinos cronometrados (56.236s), venceu as duas mangas de qualificação e as duas corridas pontuáveis, tendo nestas Marta García (FA) – vice-campeã em 2014 – sido segunda classificada e a autora da volta mais rápida em ambas.
Lluc Ibáñez (FA) completou o pódio nas duas contendas, Alejandro Lahoz López (Birel ART) foi quarto e Rubén Sabater (FA) quinto na Corrida 1, enquanto na Corrida 2 foi Xavier Lloveras (Zanardi) quem garantiu a quarta posição e Sabater enverrou o top-5.
Simão Ventura – único representante português na categoria Júnior – não garantiu o tempo que desejaria nos treinos cronometrados ao ser 26º classificado. Na primeira manga de qualificação terminou no 22º lugar e na segunda um toque relegou-o para a 33ª posição.
Com estes resultados, o piloto do Team FCK Motorsport foi forçado a partir da 31ª posição na Corrida 1 na qual cruzou a meta no 28º lugar, não escapando igualmente a alguns toques. Na Corrida 2, Simão Ventura revelou estar mais rápido, conseguindo rodar abaixo do segundo 57 e garantiu o 19º lugar. Pode dizer-se que o piloto de Mira não iniciou bem a primeira ronda espanhola, mas – e apesar de alguns toques – foi evoluindo até à última corrida deixando boas indicações para a próxima jornada agendada para o Circuito Internacional de Zuera, próximo de Zaragoza, e que será disputada entre 3 e 5 de julho.

Ayrton Fontecha domina categoria Cadete
Na categoria Cadete – equivalente à Juvenil do Campeonato Nacional –, disputada por 38 pilotos, Ayrton Fontecha (FA) venceu as duas corridas e rubricou a volta mais rápida em ambas. Na primeira, Enric Bordas (Tonykart) – o mais rápido nos treinos cronometrados (1m02,190s) e vencedor de uma manga de qualificação – garantiu o lugar intermédio do pódio, à frente de Javier Belman (Energy), de Iván Bataller (Top Kart) e de Daniel Nogales (Birel) – que também triunfou numa manga –, respetivamente.
Na Corrida 2, Bataller secundou Fontecha, Rubén Moya (FA) completou o pódio e Bordas e Nogales fecharam, por esta ordem, o top-5.

Maya Weug e Miron Pingasov dividem vitórias na categoria Alevín
Igualmente muito concorrida – 29 pilotos – foi a categoria Alevín, equiparada à Cadete do Campeonato Nacional. Maya Weug (Praga/OK1) – que venceu as duas mangas de qualificação – bateu toda a concorrência na Corrida 1, Isidro Callejas (Top Kart) foi um tranquilo segundo classificado e na luta pelo último lugar de acesso ao pódio levou a melhor Tomas Pintos (BIREL), tendo Miron Pingasov (FA) e Juan David (ENERGY) – o mais rápido nos ’cronos’ (1m05,369s) – encerrado, respetivamente, o top-5.
Na Corrida 2, impôs-se Pingasov e Weug foi segundo, garantindo liderança no campeonato. Callejas completou o pódio, Pintos garantiu o quarto lugar e Víctor Pardo (Tony Kart) assegurou a quinta posição. 

Filipe Cairrão
Foto JF Omedas/Vroom Espanha

OKKART srl © COPYRIGHT 2016 | P.IVA 02629390598 | PRIVACY POLICY