KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Campeonato de Espanha arranca com 159 pilotos dos quais 6 são portugueses

Campeonato de Espanha arranca com 159 pilotos dos quais 6 são portugueses
News & Previews

Simão Ventura na categoria Júnior, Luciano Miguel Carvalho, Diogo Pinto e Andriy Pits na Sénior, assim como Henrique Chaves e Rui Carneiro na Sénior-KZ2 vão disputar a partir de amanhã até domingo, no circuito de Recas, próximo de Toledo, a primeira jornada dupla do Campeonato de Espanha no qual estão inscritos 159 pilotos distribuídos por cinco categorias.

De Espanha, no que diz respeito ao Karting, e em particular em relação ao Campeonato sob a alçada da Real Federación Española de Automovilismo (RFEDA) têm vindo ‘bons ventos’ para Portugal. André Serafim conquistou o título na categoria KZ2 em 2011, Henrique Chaves sagrou-se campeão em 2012 e em 2013 da categoria X30 – este ano designada por Sénior, mas recorrendo igualmente aos motores Parilla – e em 2014 garantiu o terceiro lugar na época em que se estreou a correr na categoria KZ2.
Já Bruno Oliveira – que decidiu colocar um ponto final na sua carreira em relação ao Karting no ano passado – foi vice-campeão de Espanha X30 quer em 2013 quer em 2014.
Nada muda em relação à categoria KZ em 2015, só mesmo o nome que passa a denominar-se por Sénior-KZ2, sendo a única em que a escolha de motores e chassis é livre e os pneus Vega obrigatórios para todos.
A principal novidade é a abolição da KF-Júnior, categoria internacional em que os propulsores eram de escolha livre, designando-se agora por Júnior, sendo – tal nas restantes categorias Sénior, Cadete e Alevín – o chassis opcional, enquanto os motores Parilla e pneus Vega são obrigatórios para todos os pilotos.

Número de participantes ‘dispara’ esta temporada
A Alevín e a Cadete que são, respetivamente, as categorias Cadete e Juvenil do Campeonato Nacional sempre tiveram grelhas bem compostas em Espanha. Já o mesmo não se pode dizer da KF-Júnior. Mas este ano sendo uma categoria monomarca, o número de pilotos ‘disparou’ para os 35, contribuindo para que na prova de abertura do Campeonato de Espanha estejam inscritos 159 pilotos distribuídos pelas habituais cinco categorias.

Os seis portugueses que vão disputar o Campeonato de Espanha
E começando precisamente pela categoria Júnior, Simão Ventura (na foto nº 172), vai ser o único representante português, alinhando com chassis Zanardi, preparado pelo Team FCK Motorsport. Na Sénior, as cores nacionais serão ‘defendidas’ por três pilotos. Luciano Miguel Carvalho (na foto nº 25), que venceu a jornada de abertura em 2014, vai alinhar com chassis Tonykart, Diogo Pinto (na foto nº 252) vai correr com chassis FA e Andriy Pits (na foto nº 21), que no ano passado garantiu o quarto lugar na KF-Júnior, vai atuar com chassis Zanardi, também inscrito pelo Team FCK Motorsport.
Na categoria KZ2-Sénior, igualmente inscritos pelo Team FCK Motorsport, com kart equipados com chassis Zanardi e motores TM, vão alinhar Rui Carneiro (na foto nº 321) e Henrique Chaves (na foto nº 23) que este ano está a disputar a Fórmula Renault 2.0 – NEC. Quer na categoria Alevín quer na categoria Cadete não estão inscritos pilotos portugueses.

Programa
Amanhã, cada piloto terá seis sessões de treinos não oficiais e mais uma logo no sábado de manhã, ao qual se seguirá uma sessão de treinos livres oficiais e uma de treinos cronometrados, para depois se realizarem à tarde as mangas de qualificação.
No domingo, entre as 09h45 e as 11h50 (horas locais) disputam-se as Corridas 1 de cada categoria seguindo-se imediatamente a cerimónia de pódio. Já entre as 12h45 e as 14h50 terão lugar as Corridas 2 procedendo-se logo a seguir a mais outra cerimónia de pódio. Um horário/programa de prova bem interessante.

Filipe Cairrão
Fotos de arquivo VVL Sport Image e MRM-Comunicacíon

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy