KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Hanley imbatível no Europeu KF em Portimão… Yohan em 21º e Pits em 27º

Hanley imbatível no Europeu KF em Portimão… Yohan em 21º e Pits em 27º
Races

O britânico Ben Hanley, aos comandos de um kart equipado com chassis Mad-croc e motor TM – pneus Vega obrigatórios para todos –, venceu a prova inaugural do Campeonato Europeu da categoria KF, disputada desde quinta-feira até hoje, no Kartódromo Internacional do Algarve (KIA), em Portimão. O compatriota de Hanley, Tom Joyner (Zanardi/TM) e o italiano Felice Tiene (CRG/Parilla) encerraram as presenças no pódio.

Quanto aos portugueses, Yohan Sousa largou da 18ª posição e passou logo para o 12º lugar, mas duas voltas depois viria a ser traído pela falta de rendimento do motor e terminou na 21ª posição. Andriy Pits arrancou do 24º lugar, mas na partida sofreu um toque que o obrigou a fazer um pião e a cair para o 32º lugar, recuperando depois até ao 27º posto. De qualquer modo, fica registado o bom desempenho dos pilotos lusos – entre os melhores do mundo da especialidade, oriundos de 34 países – no qual ambos se estrearam a competir na categoria KF… deixando a sua marca na cena internacional.

Depois de ter dominado por completo a pré-final, o britânico Ben Hanley (nº 133) liderou de princípio a fim os 30 quilómetros da Final da primeira prova do Campeonato Europeu de Karting da categoria KF, que terminou há pouco no traçado algarvio, cruzando a meta com uma vantagem de 2,626s face ao segundo classificado, o compatriota Tom Joyner (nº 144) – vencedor da Taça do Mundo em 2013.
A partir da terceira das 20 voltas ao circuito de 1531 metros, Joyner, que alinha pela equipa sueca Strakka Bhaitech – onde se incluem os portugueses Yohan Sousa e Andriy Pits, juntamente com os mecânicos lusos Paulo Barreiro e José Cabo –, passou a rodar no segundo lugar e não mais viu ameaçada a sua posição.
Já na luta pelo derradeiro lugar de acesso ao pódio, o italiano Felice Tiene (nº 104) conseguiu resistir às investidas do germânico Hannes Janker (CRG/Parilla) e do holandês Martijn Van Leeuwen (CRG/TM), os quarto e quinto classificados, respetivamente.
O dinamarquês Andreas Jochimsen (Kosmic/Vortex) – que não foi além da 23ª posição – assinou a volta mais rápida em 57,056s, mas a melhor volta do evento foi protagonizada por Alexander Vartanyan (Tonykart/Vortex), piloto russo da formação sueca Ward Racing, que na Final foi oitavo classificado.

Portugueses entre os melhores do mundo da categoria KF… mas com azar na Final
O português Yohan Sousa (nº 199-Zanardi/TM) largou da 18ª posição e conseguiu imediatamente colocar-se no 12º lugar, mas duas voltas depois caiu para a 20ª posição, com o motor do seu kart a perder rendimento. O piloto do Entroncamento prosseguiu a corrida e cruzou a meta “exausto” na 21ª posição, dado que foi obrigado – pelo motor não estar colaborante – a defender o máximo de lugares possíveis.
No que diz respeito ao outro português que garantiu presença na Final, Andriy Pits (nº 153-Zanardi/TM) partiu do 24º lugar, mas não escapou à confusão da largada, caindo para a 32ª posição, devido a um toque de um adversário que o obrigou a fazer um pião. Sem baixar os braços, o piloto de Leiria, correu atrás do prejuízo e ainda recuperou até 27º posto.
Concluída a prova, ficou clara a sensação de que tanto Yohan Sousa como Andriy Pits – não fossem as contrariedades com que se debateram ao longo da prova e sobretudo na Final – poderiam ter alcançado uma classificação mais positiva. Mas não nos podemos esquecer que ombrearam com os melhores do mundo da especialidade, oriundos de 34 países, bem como o facto de competirem pela primeira vez na categoria KF, pelo que a prestação de ambos foi assinalável para as cores nacionais… e deixaram a sua marca na cena internacional. Uma nota final para Luciano Miguel Carvalho e João Ferreira que tudo fizeram para também obterem um bom resultado, mas definitivamente… ‘este não era o fim de semana deles’!
Manuel de Mello Breyner, presidente da FPAK, acompanhou de perto a comitiva lusa trocando algumas impressões e palavras de incentivo com os pilotos portugueses (ver imagens em baixo).  
A segunda prova do Campeonato Europeu de Karting da categoria KF-Júnior será disputada entre 17 e 21 de junho no traçado Paul Fitcher International (PFI), em Inglaterra.

Filipe Cairrão
VVL Sport Image

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy