KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Kenny Roosens vence KF-Júnior… mas acidente poderia ter prejudicado o belga

Kenny Roosens vence KF-Júnior… mas acidente poderia ter prejudicado o belga
Races

Kenny Roosens que alinha pelos britânicos da VDK Racing, com chassis Kosmic e motor Parilla – sendo os pneus LeCont obrigatórios para todos –, bateu toda a concorrência na jornada inaugural do Campeonato Europeu da categoria KF-Júnior, mas um acidente a duas voltas do final, poderia ter comprometido a vitória do piloto belga… numa altura em que já tinha quase cinco segundos de vantagem para o segundo classificado.

O brasileiro Caio Collet (Kosmic/Vortex) e o dinamarquês Christian Lundgaard (Tonykart/Vortex), completaram o pódio, numa prova disputada no Kartódromo Internacional do Algarve (KIA), em Portimão, onde não alinharam pilotos portugueses na KF-Júnior.

Kenny Roosens (nº219) – que foi segundo nos treinos cronometrados, venceu todas as mangas de qualificação e a pré-final – tirou o melhor partido de largar da pole-position para se distanciar da concorrência logo no início da corrida, mas quando faltava pouco para cumprir os 25 quilómetros ao traçado algarvio e já tinha uma vantagem de cerca de cinco segundos (!) para o segundo classificado, um acidente poderia ter comprometido a vitória do piloto belga.
À 15ª das 17 voltas, um acidente (ver imagens em baixo) entre o espanhol David Vidales (Energy Corse/TM), o britânico Teddy Wilson (Zanardi/TM) e o indiano Kush Maini (Tonykart/Vortex), provocado por este – numa altura em que disputavam o terceiro lugar – originou uma situação de bandeiras amarelas e Roosens teve obrigatoriamente de ‘levantar o pé’, pelo que o pelotão voltou a ficar compacto, tendo Vidales e Wilson abandonado a corrida sem lesões.

Indiano Kush Maini excluído e dinamarquês Christian Lundgaard completa pódio
O belga acabou no entanto por ver a bandeira xadrez na primeira posição, mas com o brasileiro Caio Collet (nº 241) – dos italianos da Kosmic que largou da 10ª posição – bem colado à traseira do seu kart (a 0,222s) e imediatamente a seguir o indiano Kush Maini, a 0,378s. Este viria no entanto a ser excluído do evento por condução antidesportiva, tendo o pódio ficando completo com o dinamarquês Christian Lundgaard (nº 208-Tonykart/Vortex), inscrito pelos suecos da Ward Racing.
O russo Ivan Shvetsov, colega de equipa de Lundgaard, garantiu a quarta posição e o indonésio Perdana Putra Minang (Tonykart/Vortex) encerrou o top-5. O francês Charles Milesi (Tonykart/Vortex) foi o autor da volta mais rápida em 58,326s e fechou o top-10, mas o melhor registo do evento foi alcançado pelo sueco Sebastian Persson, em 57,962s à média de 95,08 Km//h, que na Final não foi além da volta de lançamento, assim como o belga Ulysse De Pauw (Birel Art/Parilla).
A segunda prova do Campeonato Europeu de Karting da categoria KF-Júnior será disputada entre 17 e 21 de junho no traçado Paul Fitcher International (PFI), em Inglaterra.

Filipe Cairrão
VVL Sport Image

OKKART srl © COPYRIGHT 2016 | P.IVA 02629390598 | PRIVACY POLICY