KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Andriy Pits e Yohan Sousa garantem presença na Final do Europeu KF em Portimão

Andriy Pits e Yohan Sousa garantem presença na Final do Europeu KF em Portimão
Races

O britânico Ben Hanley garantiu o primeiro lugar após as mangas de qualificação da categoria KF relativas à jornada inaugural do Campeonato da Europeu de Karting que está a decorrer no Kartódromo Internacional do Algarve (KIA), em Portimão.

Os portugueses Andriy Pits e Yohan Sousa, 26º e 27º classificados, respetivamente, estiveram em bom plano – apesar de alguns azares –, mas também garantiram o apuramento direto para a Final, agendada para amanhã, quando forem 14h05. João Ferreira e Luciano Miguel Carvalho debateram-se com diferentes contrariedades e vão disputar a corrida de repescagem amanhã pelas 10h00.

Mais um evento importante – entre outros de diferentes disciplinas do desporto motorizado – que a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) conseguir trazer para solo nacional esta época, podendo os portugueses ver ‘in loco’ os melhores do mundo da especialidade das categorias KF e KF-Júnior oriundos de 34 países, num total de 110 pilotos.
No que diz respeito ao que se passou hoje em pista, com três vitórias em outras tantas possíveis nas mangas de qualificação, o britânico Ben Hanley (nº 133), da Mad-croc Karting que corre com motor TM – sendo os pneus Vega obrigatórios para todos –, garantiu a pole-position para a pré-final da categoria KF, agendada para amanhã, quando forem 11h50. Ao seu lado, com duas vitórias e um segundo lugar, vai largar o italiano Felice Tiene (nº 104), da CRG que tem o seu kart equipado com motor Parilla e que há quinze dias bateu toda a concorrência na quarta e última prova das WSK Super Master Series, disputada no Circuito Internacional de Nápoles, competição ganha pelo dinamarquês Nicklas Nielsen, da Tonykart Racing Team… hoje oitavo classificado em Portimão.

Russo Alexander Vartanyan e britânico Tom Joyner largam da segunda linha na pré-final
Da segunda linha, com uma vitória e dois segundos lugares, vai partir Alexander Vartanyan (Tonykart/Vortex), piloto russo da formação sueca Ward Racing, que garantiu hoje a terceira posição e que ontem foi o mais rápido nos treinos cronometrados, completando os 1531 metros do traçado algarvio em 56,545s. Ao lado de Vartanyan, graças a três segundos lugares, vai estar o britânico Tom Joyner – vencedor da Taça do Mundo em 2013 –, piloto que alinha na equipa sueca Strakka Bhaitech onde também estão integrados os portugueses Yohan Sousa e Andriy Pits que utilizam chassis Zanardi e motor TM.

Problema mecânico e saída de pista traem Andriy Pits… mas garante presença na Final
Andriy Pits (nº 153) que ontem garantiu a 21ª melhor marca (56,813s) nos treinos cronometrados, largou hoje para nas três mangas de qualificação do 11º lugar e esteve muito bem na primeira ao garantiu o sétimo posto. Já na segunda, após um incidente, obrigou-o a terminar no 18º lugar e na terceira, quando rodava no 13ª posição, um problema na vela fez com que fosse forçado a abandonar ainda no decorrer da terceira volta. O piloto de Leiria terminou as mangas de qualificação no 26º lugar, garantindo a presença na Final, mas não fosse sobretudo o azar na última manga, poderia largar da pré-final, agendada para amanhã às 11h50, de uma posição bem mais favorável.

Yohan Sousa foi 35º nos cronos… mas assegura qualificação para a Final!   
Não se vislumbrava um dia fácil para Yohan Sousa (nº 199), dado que ontem não conseguiu melhor do que o 35º melhor registo nos treinos cronometrados. Mas na primeira manga, após largar da 17ª posição, conseguiu ver a bandeira xadrez no 10º lugar. Já na segunda, quando rodava na 10ª posição, uma saída de pista fez com que terminasse no 20º lugar e na terceira, após arrancar do 18º posto, cruzou a meta na 13ª posição. O piloto do Entroncamento terminou as mangas de qualificação no 27º lugar, garantindo o apuramento direto para a Final de amanhã, mas tal como Pits, não fosse a saída de pista na segunda manga de qualificação, também poderia assegurar uma posição bem melhor na grelha de partida para a pré-final de amanhã.      

João Ferreira e Luciano Miguel Carvalho vão disputar a corrida repescagem
Luciano Miguel Carvalho (nº 198), que está a correr pelos italianos da Scuderia PCR com motor TM, ontem não foi nada feliz na qualificação, já que um problema numa roda afetou o seu andamento nos treinos cronometrados não indo além da 46ª posição. Hoje, o piloto de Oliveira de Azeméis voltou a debater-se com várias contrariedades, pelo que não conseguiu obter o apuramento direto para a Final e vai amanhã disputar a corrida de repescagem quando forem 10h00, através da qual serão apurados os primeiros seis classificados para a pré-final, juntando-se aos 28 qualificados diretamente através das mangas.
João Ferreira (nº 197), com um kart equipado com chassis Mad-Croc e motor Parilla, problemas ao nível do motor impediram-no ontem de fazer uma boa sessão de treinos cronometrados, não conseguindo melhor do que o 47º lugar. Hoje, o piloto de Leiria voltou a enfrentar diferentes contratempos, pelo que também vai disputar amanhã a corrida de repescagem.

Pré-final às 11h50 e Final às 14h05
Amanhã, depois de um ‘warm-up’ de 15 minutos, a corrida de repescagem realiza-se às 10h00, através das quais serão apurados os primeiros seis classificados para a pré-final, juntando-se aos 28 qualificados diretamente através das mangas. A pré-final está agendada para as 11h50 – 20 km previstos em 14 voltas – e a Final – de 30 Km previstos em 20 voltas – será disputada a partir das 14h05.

Belga Kenny Roosens está a dominar a categoria KF-Júnior
Na categoria KF-Júnior, o belga Kenny Roosens (nº 219) que alinha pelos britânicos da VDK Racing, com chassis Kosmic e motor Parilla – sendo os pneus LeCont obrigatórios para todos –, foi hoje o primeiro classificado após as mangas de qualificação, vencendo todas a corridas que disputou, pelo que amanhã vai largar da pole-position para a pré-final, tendo a seu lado o dinamarquês Christian Lundgaard (Tonykart/Vortex), inscrito pelos suecos da Ward Racing, que venceu uma manga e somou dois terceiros e um quarto lugares.
Da segunda linha, vai partir o britânico Teddy Wilson (Zanardi/TM) da Strakka Bhaitech, terceiro classificado e que venceu duas mangas, e o espanhol Sami Worshipque está a correr pelos britânicos da Ricky Flynn Motorsport, com um kart equipado com ckassis FA e motor Vortex, que ontem estabeleceu a melhor marca nos treinos cronometrados (58,118s)
O brasileiro Ruan Belizario (Tonykart/Vortex), inscrito pela equipa espanhola Kids To Win, que esteve há duas semanas a disputar a segunda prova do Campeonato Nacional de Karting e venceu a Final 2, depois de ser ontem 56º classificado nos treinos cronometrados, concluiu hoje as mangas de qualificação no 59º lugar e vai disputar amanhã a corrida de repescagem.

Pré-final às 11h25 e Final às 13h15
Amanhã, depois de um ‘warm-up’ de 15 minutos, a corrida de repescagem da KF-Júnior realiza-se às 09h40, através das quais serão apurados os primeiros seis classificados para a pré-final, juntando-se aos 28 qualificados diretamente através das mangas. A pré-final está agendada para as 11h25, enquanto a Final – de 25 Km previstos em 17 voltas – tem início marcado para as 13h15.

Filipe Cairrão
VVL Sport Image

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy