KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Ricardo Borges vence em Fátima e passa a liderar o Campeonato Nacional X30 Sénior

Ricardo Borges vence em Fátima e passa a liderar o Campeonato Nacional X30 Sénior
Races

Ricardo Borges venceu as duas Finais da segunda jornada dupla do Campeonato Nacional da categoria X30 Sénior – disputada no Kartódromo de Fátima, sob a organização do Núcleo de Desporto Motorizados de Leiria (NDML) – e é agora o novo líder da competição. João Ferreira e Luís Duarte completaram o pódio da Final 1, enquanto na Final 2 foi a vez de Diogo Pinto e Andriy Pits, os segundo e terceiro classificados, respetivamente.



Andriy Pits foi o mais rápido nos treinos cronometrados – valendo-lhe um ponto extra para o campeonato –, mas na primeira corrida de qualificação impôs-se Ricardo Borges. Pits voltou a destacar-se na segunda corrida de qualificação ao bater toda a concorrência, conseguindo garantir a pole-position para a Final 1, pelo facto de ter sido o mais regular no conjunto das mangas.

João Ferreira e Luís Duarte no pódio da Final 1
Na Final 1, após a partida houve muita luta pela primeira posição, entre Pits, Borges, Diogo Pinto e Amaral, tendo este último sofrido um toque que o fez sair de pista ainda na primeira volta. Logo a seguir Pinto foi forçado a abandonar com a corrente do seu kart solta e Pits a cair para a sétima posição devido a toque.
Ricardo Borges dominou a corrida de princípio a fim e ainda rubricou a volta mais rápida, tal como na Final 2, somando assim mais dois pontos para o campeonato, que acabaram por ser decisivos para regressar à Maia na condição de líder do Campeonato Nacional da categoria X30 Sénior.
João Ferreira garantiu a segunda posição, mas teve, sobretudo na parte inicial da corrida, de resistir às investidas de Luís Duarte, que acabou por completar o pódio. Na luta pelas primeiras posições também esteve Luís Mendes, mas acabou por terminar no quarto posto, à frente de João Amaral e Andriy Pits, que apesar dos incidentes ainda regressaram à pista para minimizar o ‘prejuízo’. Duarte Mano e Nuno Branco foram, respetivamente, os sétimo e oitavo, classificados.

Diogo Pinto e Andriy Pits no pódio na Final 2
Na Final 2, Ricardo Borges arrancou forte e demarcou-se cedo da concorrência para dominar a corrida de princípio a fim. Após muita luta entre João Ferreira, Luís Duarte João Amaral e Andriy Pits, Diogo Pinto assumiu a segunda posição e não mais a largou até final. Pits deu luta ao piloto de Guimarães mas acabou por completaram o pódio.
João Amaral manteve-se na quarta posição até final e na disputa pelo quinto lugar Luís Mendes levou a melhor sobre João Ferreira, tendo Luís Duarte terminado na sétima posição. Duarte Mano e Nuno Branco não foram felizes e abanbonaram ainda no decorrer da oitava volta.
A terceira jornada dupla do Campeonato Nacional de Karting está agendada para 6 e 7 de junho e será disputada no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Clube Automóvel do Minho (CAM).              

Classificação
Final 1: 1º Ricardo Borges (Topkart), 18 voltas em 16m37,982s; 2º J. Ferreira (Mad-Croc), a 2,240s; 3º Luís Duarte (Topkart), a 3,104s; 4º Luís Mendes (Intrepid), a 4,799s; 5º João Amaral (FA); 6º Team FCK Motorsport/Andriy Pits (Zanardi); 7º Duarte Mano (Zanardi); 8º Nuno Branco (Tonykart); 9º Diogo Pinto (FA). Volta mais rápida: R. Borges, 47,283 à média de 66,879 km/h. Treinos cronometrados: A. Pits, 46,733s.

Final 2: 1º R. Borges, 18 voltas em 15m35,928s; 2º D. Pinto, a 2,583s; 3º A. Pits, 3,618s; 4º J. Amaral, a 4,489s; 5º L. Mendes, a 11,369s; 6º J. Ferreira, a 13,016s; 7º L. Duarte, 19,644s; 8º D. Mano, a 10v.; 9º N. Branco, 10v.. Volta mais rápida: R. Borges, 47,001s à média de 71,313 km/h.
Observação: Alguns parciais não disponíveis nas folhas de tempos.
Nota: Todos os karts equipados com motores Iame.

Filipe Cairão
Fotos VVL Sport Image

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy