KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Portugueses nas ‘linhas da frente’ para as Finais do Europeu X30 em Itália

Portugueses nas ‘linhas da frente’ para as Finais do Europeu X30 em Itália
Races

Sortes diferentes para os portugueses após as mangas de qualificação no X30 Challenge Europa 2015, vulgo campeonato europeu da marca de motores Iame, que está a ser disputado no Circuito Internacional 7 Laghi, em Castelletto Di Branduzzo, por 140 pilotos. Mas dos seis pilotos nacionais que estão a competir em Itália, quatro estão na luta pelo título e Bruno Ponte vai amanhã largar para a primeira Final da categoria X30 Júnior da 5ª posição. Yohan Sousa vai partir do 12º lugar na categoria X30 Super Xhifter, enquanto Luciano Carvalho e Diogo Pinto das 13ª e 15ª posições, respetivamente, na categoria X30 Sénior.


Bruno Ponte esteve muito forte nas X30 Júnior

Depois de ontem ter sido o 21º mais rápido nos treinos cronometrados, Bruno Ponte (Haase) garantiu hoje o quinto lugar após as mangas de qualificação, pelo que vai largar da terceira linha ao lado do sul-africano Stuart White (Kosmic). Da pole-position vai partir o belga Gilles Magnus (Formula Gilles), tendo ao seu lado o espanhol Eliseo Martinez (Praga), campeão de Espanha KF-Júnior em 2014. Já o italiano Danny Carenini (Evokart) e o francês Tom Lled (Tonykart) arrancam da segunda linha.

O piloto madeirense largou nas mangas sempre da 11ª posição, tendo na primeira, após ter caído para o 19º lugar, recuperado até ao sexto posto. Na segunda manga, viu a bandeira xadrez na quarta posição e assinou a volta mais rápida em 54,568s, mas face à desclassificação do alemão Marco Pfacc, que foi o primeiro a cruzar a meta, Bruno Ponte garantiu o terceiro lugar. Na terceira e última manga, o piloto da Red Line Motorsport caiu para o 13º lugar, mas terminou em quarto, garantindo assim a quinta posição na grelha de partida para a primeira corrida final, que será disputada amanhã por 34 pilotos, quando forem 10h30 em Itália, estando a segunda agendada para as 14h30. O somatório dos resultados obtidos em ambas vai ditar a classificação final.

O jovem Guilherme Gusmão – que faz a sua estreia num Europeu, sendo praticamente a sua internacionalização, depois de algumas corridas em Espanha – foi 19º, 12º e 18º nas mangas. Face a estes resultados, o piloto de Évora falhou a qualificação para as finais, por duas posições! Mas o grande ‘handicap’ de Guilherme Gusmão foi o tempo que alcançou ontem nos treinos cronometrados, a 37ª melhor marca, em nada condizendo com a sua rapidez nos treinos livres oficiais, em que foi o 11º classificado.


Yohan Sousa vai largar da 12ª posição na X30 Super Shifter

Na categoria X30 Super Shifter, este ano com motores de 175cc muito semelhante aos da categoria internacional KZ2 da CIK-FIA, Yohan Sousa vai largar da 12ª posição para a Final 1, tendo a pole-position sido conquistada pelo experiente piloto checo Patrik Hajek (Praga).

Mas o piloto português não teve a sorte do seu lado, já que logo na volta inicial da primeira manga de qualificação – disputada com chuva forte –, depois de largar da 6ª posição foi forçado a abandonar devido a um acidente. Na segunda manga, Yohan Sousa fez um excelente arranque, passou para a frente, mas caiu para último depois do belga Jonathan Thonon ter 'subido' pelo kart. O piloto da YKart Competition Team ainda regressou à pista e terminou na 11ª posição, tendo na terceira e última manga sido o 8º classificado.

Na categoria X30 Sénior Master – para pilotos com idade igual ou superior a 30 anos –, sem representantes nacionais, o francês Nicolas Duchateau (Kosmic) continua a dominar e vai largar amanhã da pole-position para a Final 1.


Luciano Carvalho vai partir da 13ª posição e Diogo Pinto da 15ª na X30 Sénior

Na categoria X30 Sénior, a mais concorrida com 58 pilotos, a pole-position para a primeira Final – reservada aos primeiros 34 após as mangas de qualificação – foi conquistada pelo germânico Magnus Lempke (Sodi).

Luciano Carvalho (PCR) foi 4º, 10º e 14º classificado nas mangas e garantiu a 13ª posição para a primeira Final A, assim como Diogo Pinto (Topkart) que vai largar da 15ª posição, depois de nas mangas ter sido 15º, 8º - depois recuperar da 22ª posição – e sétimo classificado.

João Ferreira (Madcroc) vai disputar as Finais B, reservadas aos 22 pilotos não qualificados para as Finais A. O piloto de Leiria teve azar nas mangas de qualificação, sendo 18º na primeira, mas pior foi o que sucedeu na segunda manga, dado que foi forçado a abandonar ainda na quinta volta. Na terceira, depois de largar do 18º posto caiu para o 28º lugar. Amanhã, as finais serão disputadas entre as 10h00 e as 16h00.


Texto Filipe Cairrão


OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy