KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

Henrique Baptista 4º nos cronos do Euro Rotax Max Challenge 2015

Henrique Baptista 4º nos cronos do Euro Rotax Max Challenge 2015
Races

Henrique Baptista (na imagem) garantiu o quarto melhor tempo nos treinos cronometrados da categoria DD2 na primeira prova Rotax Euro Max Challenge 2015 – denominado por Campeonato Europeu da marca de motores austríacos – que está a ser disputada este fim de semana no circuito francês de Salbris por 160 pilotos.



O mais rápido na classe com karts dotados de caixa de velocidade foi o checo Kevin Ludi (Kosmic) com o registo de 59,470s, tendo o segundo melhor ‘crono’, 59,511s, ficado na posse do francês Arnald Kozlinski, piloto oficial da Sodikart, enquanto o terceiro melhor tempo foi rubricado pelo alemão Marcel Schirmer (Tonykart).

O madeirense Henrique Baptista (FA), integrado na equipa Dan Holland Racing, ficou a 0,204s de conquistar a pole-position, assinando a melhor volta ao traçado de 1,477 metros em 59,674s. Com este registo, o piloto portugês foi o quarto mais rápido e vai largar da pole-position para as mangas de qualificação que serão disputadas hoje, estando as finais agendadas para amanhã.
O italiano Paolo de Conto, piloto oficial CRG, rubricou o 8º melhor tempo e o espanhol Oriol Dalmau (Tonykart) – bicampeão espanhol e terceiro nas Finais Mundiais de 2014 –, que está a disputar este ano o Rotax Max Challenge Portugal e que promete dar grande réplica ao tetracampeão português Eduardo Leitão, não foi além do 24º melhor tempo entre os 40 participantes.
O mais rápido da categoria DD2 Master – destinada a pilotos com idade igual ou superior a 32 anos – que está a ser disputada por nove pilotos, foi o britânico Tamsin Germain (CRG), sendo 17º classificado à geral da DD2.

Jack Spínola 48º na Júnior… e Jack MacCarthy o mais rápido
O Rotax Euro Max Challenge está a ser disputado por outro português: Jack Spínola. O jovem piloto que também é natural da Madeira e faz este ano a sua internacionalização, tendo já disputado em fevereiro no traçado espanhol de Campillos a Rotax Winter Cup, não foi muito feliz nos treinos cronometrados da categoria Júnior, dado que com o seu kart equipado com chassis FA, igualmente integrado na equipa Dan Holland Racing, não foi além do 48º melhor tempo (1m03,224s) entre os 60 participantes.
O britânico Jack McCarthy (Tonykart), da equipa Strawberry Racing, assinou a melhor marca em 1m02,382, sendo mais rápido do que os compatriotas Tom Gamble (FA), Mark Kimber (FA) – colegas de equipa de Spínola e Baptista –, Zak Fulk (Tonykart), Fin Kenneally (Kosmic) e Kiem Jewiss (Tonykart) e do francês Enzo Coursimault (Kosmic), que ficou a 0,092s da ‘pole-position’, registo revelador da competitividade que se verifica em Salbris.

Pierce Lehane mais forte na Max e campeão mundial em título apenas 24º
Na categoria Sénior Max, o austríaco Pierce Lehane (Tonykart), da equipa Strawberry Racing, foi o autor do melhor ‘crono’ em 1m00,596s, tendo o britânico Sam Marsh (Alonso), da Dan Holland Racing, rubricado a segunda melhor marca em 1m00,771s, à frente do turco Berkay Besler (Intrepid) e do belga Mas Timmemans (Tonykart), com os tempos de 1m00,787s e 1m00,803s, respetivamente.
O espanhol Carlos Gil, piloto oficial da Sodikart, atual campeão mundial em título – que surpreendeu na final disputada em Valência o português Bruno Borlido, vice-campeão –, não foi além da 24ª melhor marca em 1m01,065s.

Texto Filipe Cairrão
Foto VVL Sport Image


OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy