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Campeonato Nacional de Karting mais competitivo e mediático em 2015

Campeonato Nacional de Karting mais competitivo e mediático em 2015
News & Previews

O Campeonato Nacional de Karting 2015 arranca no próximo fim de semana, no Kartódromo de Viana do Castelo, sob a organização do Sport Clube do Porto. Tudo indica que será mais competitivo este ano porque as duas corridas de qualificação e as duas Finais pontuam para a classificação final, assim como mais mediático: é que será formado um pódio para a Final 1 e outro para a Final 2 de cada categoria, sendo que os concorrentes/equipas dos pilotos vencedores serão igualmente premiados.



Face às edições anteriores, o Campeonato Nacional de Karting (CNK) das categorias Juvenil, Júnior, X30, X30 Shifter e X30 Shifter Master, assim como o Troféu António Dinis – categoria Cadete e o Troféu Tributo a Figueiredo e Silva – categoria Iniciação (integrados como habitualmente no CNK), apresentam importantes novidades.

Este ano a fórmula de competição é diferente, bem como o sistema de pontuação. Duas alterações face a 2014 que prometem tornar a época mais competitiva e mediática, na medida em que existiram dois pódios para cada categoria em cada jornada… relativos às Finais 1 e 2, sem esquecer que os concorrentes/equipas dos pilotos serão igualmente – e justamente – premiados.

Em vez dos habituais três treinos livres, existirá apenas um de 10 minutos no sábado, entre as 09h00 e as 10h30, realizando-se depois os treinos cronometrados entre as 11h00 e as 12h30 (numa sessão única de 10 minutos), que formarão as grelhas de partida de cada categoria para as primeiras corridas de qualificação, que decorrerão entre as 14h00 e as 16h05.
Entre as 16h25 e as 18h30, serão disputadas as segundas corridas de qualificação, cujas grelhas de partida de cada uma das categorias serão constituídas em função das classificações obtidas na primeira manga de qualificação. O somatório dos resultados alcançados nas duas mangas de qualificação, irá definir as grelhas de partida das diferentes categorias para a Final 1, a realizar no domingo entre as 10h45 e as 12h40.

No sábado já se pontua para o campeonato

Mas as diferentes fases de competição realizadas no sábado não servirão apenas para definir as grelhas de partida das diferentes categorias para as Finais 1. É que o piloto que estabelecer a melhor marca nos treinos cronometrados soma um ponto para a classificação geral, assim como todos os pilotos irá também acumular pontos para o campeonato, através dos resultados obtidos quer na primeira quer na segunda corrida de qualificação. Por exemplo, o 1º classificado totaliza 12,5 pontos, o 2º 10, o 3º 8,5, o 4º 7, o 5º 6, o 6º 5, o 7º 4, o 8º 3, o 9º 2, o 10º 1 e os restantes 0,5.

Mais ponto para quem fizer a volta mais rápida nas Finais

As grelhas de partida das Finais 2, que serão disputadas no domingo entre as 14h00 e as 16h00, serão formadas em função das classificações obtidas nas Finais 1. O vencedor de cada Final, totaliza 25 pontos, o 2º classificado 20, o 3º 17, o 4º 14, o 5º 12, o 6º 10, o 7º 8, o 8º 6, o 9º 4, o 10º 2 e os restantes um ponto cada.
Outra novidade, é que para além do piloto mais rápido nos treinos cronometrados somar um ponto para a classificação geral, quem rubricar a volta mais rápida na Final 1 irá totalizar mais um ponto, assim como quem assinar a volta mais rápida na Final 2.

8 mangas de qualificação e 8 Finais
contabilizadas para efeitos de classificação final


Para efeitos de classificação final do Campeonato Nacional de Karting das categorias Juvenil, Júnior, X30, X30 Shifter e X30 Shifter Master, assim como para o Troféu António Dinis – categoria Cadete e o Troféu Tributo a Figueiredo e Silva – categoria Iniciação, serão contabilizados os 4 melhores resultados obtidos nas corridas de qualificação 1, os 4 melhores resultados alcançados nas corridas de qualificação 2, os 4 melhores resultados obtidos nas Finais 1 e os 4 melhores resultados obtidos nas Finais 2.
Contudo, para efeitos de classificação o regulamento estipula o seguinte para as mangas de qualificação: “(…) se numa destas corridas um piloto for desclassificado ou excluído, os zero pontos obtidos não poderão ser contabilizados como pior pontuação. Neste caso, ser-lhe-á retirada a pior pontuação de entre as outras que tenha obtido e que sejam de valor igual ou superior a 0,5 ponto”.

Já para as Finais, o regulamento também prevê o seguinte: “(…) se numa qualquer destas corridas um piloto for desclassificado ou excluído, os zero pontos obtidos não poderão ser contabilizados como pior pontuação. Neste caso, ser-lhe-á retirada a pior pontuação de entre as outras que tenha obtido e que sejam de valor igual ou superior a 1 ponto”.

Calendário

Data Local Organização
28 e 29 de março Viana do Castelo SCP
25 e 26 de abril Fátima NDML
06 e 07 de junho Braga*  CAM
18 e 19 de julho Baltar* MSC
19 e 20 de setembro Bombarral ACDME
*por confirmar

Texto: Filipe Cairrão           
Fotos: VVL Sport Image


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