KARTING

EMOÇÃO e PAIXÃO

FacebookTwitterInstagramYoutubePocketMags

WSK Super Masters: Vitória do polaco Basz e português Luciano Carvalho em 15º

WSK Super Masters: Vitória do polaco Basz e português Luciano Carvalho em 15º
Races

A segunda jornada das WSK Super Masters da categoria KF realizada no traçado italiano de Castelletto também foi bem emotiva, à qual concorreram 37 pilotos. O polaco Karol Basz venceu o duelo como dinamarquês Nicklas Nielsen e reforçou a liderança. Luciano Carvalho único português entre os 190 que estiveram em Itália conquistou um honroso 15º lugar.



Tal como o italiano Marco Ardigò na categoria KZ2, polaco Karol Basz (nº 203-Kosmic/Vortex/Vega) não esteve em grande destaque nos treinos cronometrados, não indo além da 10ª melhor marca, tendo o registo mais rápido a assinatura do britânico Max Fewtrell (nº 228–FA/Vortex/Vega).
Nas mangas de qualificação – em que Basz foi oitavo classificado –, o dinamarquês Nicklas Nielsen (nº 201-Tony Kart/Vortex/Vega) bateu toda a concorrência, assim como na pré-final A. Na pré-final B, Basz foi o primeiro a ver a bandeira xadrez e garantiu o segundo lugar na grelha de partida para a Final, ao lado do rival Nielsen.
O dinamarquês liderou as primeiras três voltas do último embate, mas a partir daí o polaco tomou conta das operações para ser o primeiro cruzar a meta após as 20 voltas ao traçado transalpino. Com uma desvantagem de quase cinco segundo para Basz, o italiano Matteo Viganò (Top Kart-Parilla) – que largou do 11º posto – conseguiu terminar na segunda posição, à frente de Nielsen. O belga Benjamin Lessennes (Zanardi-TM-Vega) – colega de equipa este ano, na Strakka Racing, do português Yohan Sousa, que vai disputar o Campeonato da Europa e a Taça do Mundo CIK-FIA na categoria KZ2 –, foi quarto classificado e Fewtrell fechou o top-5, depois do australiano Marcus Armstrong (Tonykart/Vortex/Veja) ter sido penalizado por alegada condução anti-desportiva.  
Na classificação geral, Basz lidera com 180 pontos, Nielsen ocupa a segunda posição com 130, o holandês Martijin Van Leeuwen (CRG/TM/Vega) é o terceiro classificado com 50, enquanto o italiano Viganò e o espanhol Pedro Hiltbrand (CRG/Parilla/Vega).  

Português Luciano Carvalho no top-15

O português Luciano Carvalho – vencedor da Taça de Portugal da categoria X30 em 2014 (na foto) – aceitou o convite dos italianos da Scuderia PCR para também disputar a categoria KF, alinhando com um kart equipado como motor TM, sendo os pneus Vega são obrigatórios para todos.
Numa categoria bem diferente à qual está habituado e onde alinham os melhores do mundo da especialidade, o piloto de Oliveira de Azeméis garantiu a 15ª posição, mas ainda chegou a rodar no top-10. “Na pré-final, piso molhado, estava com algumas dificuldades, mas, ainda assim, depois de largar da 18ª posição acabei por terminar no nono lugar. Já na Final, realizada à com chuva intensa, ainda rodei entre os dez primeiros, mas depois tive problemas ao nível motor. Absorveu muita água, perdeu naturalmente rendimento e acabei por terminar na 15ª posição. Foi uma experiência positiva, já que o meu principal objetivo era treinar para o Europeu X30 que se vai realizar precisamente na pista de Castelletto”, comentou Luciano Carvalho.

Texto: Filipe Cairrão
Fotos: Davide Pastanella e VVL Sport Image

OKKART srl © COPYRIGHT 2018 | VAT IT02629390598 | Privacy Policy - Cookies Policy